16/10/18 12h03

Azul estreia cargueiro e amplia mix

Correio Popular

Primeira aeronave cargueira da Azul Cargo Express, companhia aérea de cargas domésticas da Azul Linhas Aéreas, o Boeing 737-400 Cargo fará seu voo comercial de estreia às 8h30 de hoje, partindo do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, em direção a Manaus. O avião, que tem capacidade para transportar até 20 toneladas de carga ou 11 pallets, pousou no Brasil há três meses. Desde então, passou por voos de teste e de certificação de órgãos regulatórios.

Ontem a aeronave foi apresentada a autoridades, tripulantes e jornalistas em Viracopos. O Boeing será utilizado em rotas com alta demanda, passando pelas bases de operação de Campinas, Recife e Manaus. Outras cidades como Fortaleza, Belém e Rio de Janeiro também devem receber os voos do cargueiro com frequência.

No primeiro trimestre deste ano, a unidade de transportes de cargas da Azul registrou crescimento de 61% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Até então, apenas os porões de aeronaves vinham sendo utilizados pela empresa para transportar cargas. Agora, a estimativa é de aumentar consideravelmente a capacidade de transportes, de acordo com a diretora de cargas da Azul, Izabel Reis.

"A chegada desta aeronave representa uma mudança de patamar. Até então, dependíamos dos voos de passageiros para organizar a logística de transporte de cargas aos clientes, mas agora com os cargueiros é possível viajar para onde os clientes de carga precisam", destacou.

A segunda aeronave cargueira da Azul deve chegar ao Brasil até o final deste mês. Os cargueiros 737 foram escolhidos por conta do baixo custo operacional e pelo histórico de confiabilidade de aeronaves desse modelo para o transporte de cargas.

SEGUNDO MAIOR

Campinas será rota frequente do novo Boeing 737-400. O Aeroporto Internacional de Viracopos possui o segundo maior terminal de cargas do Brasil – foram 204 mil toneladas transportadas no aeroporto campineiro só em 2017. Segundo levantamento mais recente divulgado pela Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, o movimento de importação, de exportação e de remessas expressas apresentaram alta de 25,4% no mês de julho em relação ao mesmo período do ano passado.

Com acesso aos principais hub's internacionais e a malha rodoviária mais moderna do País, localizado numa das áreas com maior número de indústrias do estado de São Paulo, o terminal de carga de Viracopos é responsável por movimentar cerca de 40% de toda carga aérea importada no Brasil.