22/09/08 10h46

Avon muda plano de logística em SP

Valor Econômico - 22/09/2008

A cidade de Cabreúva, a 70 km da cidade de São Paulo, vai abrigar o maior centro de distribuições da Avon no mundo. A empresa, que tem no Brasil o segundo mercado em faturamento e a maior força de vendas global, vai investir US$ 150 milhões para construir o centro em 70 mil m². O presidente da empresa no Brasil, Luis Felipe Miranda, diz que a maior parte do desembolso será feita com tecnologia em logística. As obras começam no início de 2009 e devem se estender até o primeiro trimestre de 2010, quando entrará em ação o processo de instalação de equipamentos. A idéia é colocar o centro em operação na segunda metade de 2010. Miranda diz que 70% da distribuição nacional sairá de Cabreúva, onde a área de 267 mil m² permitirá futuras ampliações. Embora não indique quando ou quanto, Miranda afirma que a empresa vem fazendo investimentos freqüentes em capacidade de produção, devido à grande demanda no país, onde operam 1 milhão de revendedoras autônomas. Daí a necessidade também de ganhar agilidade e eficiência na entrega de produtos, que hoje levam de 3 a 4 dias dependendo da localidade. A busca por eficiência vai pontuar também os investimentos que a empresa pretende fazer no segundo semestre de 2009 para expandir e modernizar seus outros dois centros de distribuição: em Salvador (BA), que responde por 20% da distribuição nacional, e em Fortaleza (CE), que encaminha os 10% restantes. Cabreúva foi escolhida pela localidade estratégica: próxima de São Paulo, Campinas, Jundiaí e Sorocaba e de fácil acesso a rodovias importantes como Bandeirantes e Anhanguera. A Avon não divulga os números de suas operações, mas informa que continua crescendo a taxas de mais de dois dígitos no Brasil e "acima da média de mercado". Conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o setor tem registrado nos últimos quatro anos crescimento médio de 13%.