29/12/08 14h27

Autopeças venderão no exterior para compensar a queda interna

Gazeta Mercantil - 29/12/2008

A Eletromecânica Dyna, fabricante brasileira de limpadores de pára-brisa, e a TMD Friction, produtora alemã de pastilhas e lonas de freios, planejam aumentar suas vendas no exterior no próximo ano, para compensar a retração do mercado brasileiro. Com volume de encomendas 35% menor para o primeiro mês de 2009, em comparação a janeiro deste ano, a Dyna já começa prospectar novos negócios no mercado europeu, mais especificamente na Bélgica e na Alemanha. A estimativa da Dyna é atender quatro montadoras de caminhão no exterior até o final de 2009. A fabricante brasileira de limpadores de pára-brisa já tem sua marca reconhecida no mercado europeu, para onde exporta desde 1983. A TMD Friction também está revendo as estratégias da unidade brasileira para 2009. "Estamos observando como vai se comportar o mercado mundial para decidir as novas estratégias de exportação", disse Feres Macul Neto, diretor-presidente da empresa no Brasil. Apesar das dúvidas sobre o futuro do setor automotivo mundial, a companhia alemã ainda acha que a crise terá menor intensidade no Brasil em comparação aos demais países. "A fábrica da TMD Friction, que está localizada em Indaiatuba, no interior de São Paulo, destina 40% da sua produção para exportação, o que inclui vendas diretas para as montadoras de automóveis e caminhões, vendas intercompany e mercado de reposição. Dos 60% que ficam no mercado brasileiro, 25% vão para as montadoras e 35% para reposição. No Brasil, o principal concorrente da empresa é a Fras-le, fabricante de pastilhas de freio do grupo Randon. Assim como a Dyna, a TMD Friction, também ajustou a produção da sua fábrica de Indaiatuba à nova demanda do mercado. Para a TMD, o primeiro semestre de 2009 será bastante difícil. "Estamos nos preparando para viver esta dificuldade", disse Neto. Sua previsão é que o setor automotivo volte a crescer em 2010.