21/10/24 15h00

Aumento de 23% nos voos comerciais sinaliza alta na movimentação do aeroporto de Prudente até fim do ano

Entre janeiro e agosto, 200.259 passageiros passaram pelo terminal de PP; no mesmo recorte de tempo, foram 3.112 pousos e decolagens contra 2.510 no ano passado

O Imparcial

A ASP (Aeroportos Paulistas), concessionária que administra o Aeroporto Adhemar de Barros de Presidente Prudente, revela que, entre janeiro e agosto de 2024, atendeu 200.259 passageiros, considerando embarques e desembarques. O volume representa um crescimento de 6,5% em comparação ao mesmo período de 2023, quando o empreendimento recebeu 187.904 passageiros. No mesmo recorte de tempo, foram realizados 3.112 voos comerciais, um aumento de 23% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando 2.510 voos pousaram e decolaram no terminal.

Para o economista Alexandre Godinho Bertoncello, levando em consideração as elevações no número de passageiros e de ofertas de voos, estas representam que as companhias aéreas estão trabalhando com mais folga e que, portanto, esperam um crescimento. “Por esses dados, acredita-se que a gente volte a ter um aumento ainda maior até o final do ano, porque você não consegue colocar mais aeronaves trabalhando com menos pessoas. Traria um prejuízo. Então observa-se aqui um otimismo das empresas”, destaca.

Além disso, conforme o especialista, o aeroporto da capital do oeste paulista, a exemplo de grandes empreendimentos, como de Campinas, Congonhas e Guarulhos, é, no interior, o segundo com maior volume por uma relação de distância. “É muito diferente de quem está, por exemplo, em Bauru para ir para São Paulo. O voo talvez não compensaria. Pelo fato de a gente estar mais distante, acabamos ganhando tempo no avião, ao invés de ir ônibus ou de carro”, exemplifica.

 

Fonte: https://www.imparcial.com.br/noticias/aumento-de-23-nos-voos-comerciais-sinaliza-alta-na-movimentacao-do-aeroporto-de-prudente-ate-fim-do-ano,68805