04/08/21 12h18

Audiências sobre desenvolvimento regional acontecem a partir de 1º/9

Prefeitos e comunidade vão buscar propostas e soluções para a RMC; os primeiros encontros serão em Hortolândia, Monte Mor e Sumaré

Tribuna Liberal

As audiências públicas do PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado) da RMC (Região Metropolitana de Campinas) começarão no dia 1º de setembro. Os primeiros encontros serão realizados em Hortolândia, Monte Mor e Sumaré, conforme foi definido pelos três prefeitos dessas cidades, José Nazareno Zezé Gomes (PL), o Zé; Edivaldo Antônio Brischi (PTB) e Luiz Dalben (Cidadania), respectivamente.

Nas audiências serão coletadas sugestões que vão integrar a proposta final do PDUI. Cidadãos e agentes públicos poderão contribuir com suas ideias e projetos. As reuniões ocorrerão em todas as cidades da região e o último evento será no dia 22 de setembro.

Cada um dos 20 municípios da RMC publicará um edital com locais e horários das audiências públicas, que estará disponível no portal www.pdui.sp.gov.br/rmc. Através deste endereço, os moradores da região podem se inscrever para participar das audiências, têm acesso ao caderno preliminar de propostas e também podem apresentar sugestões.

DESENVOLVIMENTO

O documento que será produzido durante as audiências servirá de base para nortear o desenvolvimento integrado da RMC.

“As audiências públicas vão acontecer em cada um dos 20 municípios da RMC. Porém, seguindo orientação do Ministério Público, elas acontecerão de forma híbrida, ou seja, de forma virtual e presencial ao mesmo tempo e simultaneamente em mais de um município em uma mesma data, conforme calendário previamente aprovado. As audiências públicas serão responsáveis por apresentar, discutir e revisar junto aos cidadãos metropolitanos a primeira versão do Caderno de Propostas do PDUI, acolhendo as contribuições que forem apresentadas”, explicou a diretora técnica-ajunta da Agemcamp, Juliana Villalba.

O diretor-executivo da Agemcamp, Benjamim Bill Vieira de Souza, afirmou que o PDUI vai resultar em desenvolvimento regional.

“O PDUI é um instrumento de planejamento, de projetos e ações com objetivo de orientar o desenvolvimento regional. O papel da Agemcamp é atuar neste processo como um instrumento facilitador da relação entre os municípios e o Estado e, mais do que nunca, queremos sensibilizar os cidadãos e os governantes sobre a relevância cada vez maior da pauta metropolitana”, garantiu Bill.

CALENDÁRIO

As datas das audiências foram apresentadas aos prefeitos que compõem o Conselho de Desenvolvimento na última reunião do colegiado, ocorrida no dia 20 de junho, em Indaiatuba, e também durante o seminário “Perspectivas para a RMC”, promovido pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), com apoio da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas).

No dia 8 de setembro, as audiências serão realizadas simultaneamente em Jaguariúna, Morungaba, Paulínia e Pedreira. Já no dia 13 de setembro, será a vez de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste.

De acordo com os organizadores, no dia 16 de setembro as audiências acontecerão em Artur Nogueira, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra e Santo Antonio de Posse.

O calendário segue com audiências, isso no dia 20 de setembro, em Indaiatuba, Itatiba, Valinhos e Vinhedo. A última cidade a receber a audiência será Campinas, no dia 22 de setembro.

fonte: https://tribunaliberal.com.br/?p=48970