21/01/11 10h56

Atlantica levanta US$ 588 mi para 18 hotéis

Valor Econômico

Duas grandes redes hoteleiras que operam marcas internacionais, a brasileira Atlantica Hotels e a espanhola Sol Meliá, deverão movimentar R$ 2,6 bilhões (US$ 1,5 bilhão) para a construção de 40 hotéis até a realização da Copa do Mundo de Futebol, em 2014. Somente a Atlantica pretende levantar entre investidores R$ 2 bilhões (US$ 1,18 bilhão) para a construção de 36 hotéis no país. Destes, 18 contratos, equivalentes a R$ 1 bilhão (US$ 588 milhões), já foram assinados. A rede atual tem 76 empreendimentos com bandeiras como Radisson, Go In, Comfort e Quality.

A Sol Meliá, por sua vez, tem planos de alavancar R$ 600 milhões (US$ 353 milhões) para quatro empreendimentos no país. Atualmente, a empresa espanhola tem 14 unidades no mercado brasileiro e inicia em março a construção de um complexo hoteleiro na Bahia. Esse projeto envolve R$ 750 milhões (US$ 441,2 milhões). "Os recursos serão levantados entre fundos de investimento, imobiliárias e pessoas físicas que queiram investir em hotéis", afirma a vice-presidente de vendas e marketing da Atlantica, Annie Morrisey.

De acordo com ela, os 36 novos empreendimentos correspondem a 6,2 mil quartos. Serão criados, em quatro anos, 2.800 empregos diretos. "Os investimentos serão destinados a projetos de novos hotéis ou na reforma interna de imóveis com a preservação da fachada externa", diz o vice-presidente da Sol Meliá Brasil, Rui Manuel Oliveira. O executivo conta que as obras da primeira fase de um projeto de R$ 750 milhões (US$ 441,2 milhões) para um complexo hoteleiro na Bahia começarão em meados de março. Nessa etapa, que envolve um hotel de alto padrão com 225 quartos, estão sendo aplicados R$ 150 milhões (US$ 88,2 milhões) pela própria Sol Meliá, com apoio de financiamento bancário.

A conclusão do complexo está prevista para os próximo oito anos. Ele prevê 2.800 quartos de hotel, 500 casas residenciais, 1,4 mil apartamentos residenciais, centro de convenções e campo de golfe, entre outros atrativos. Os R$ 600 milhões (US$ 353 milhões) restantes para o projeto serão obtidos entre potenciais investidores.

Tanto a Atlantica quanto a Sol Meliá comemoram bons desempenhos no ano passado. As vendas da Atlantica somaram R$ 473,6 milhões (US$ 269,1 milhões) em 2010, o que representou um crescimento de 26% na comparação com o ano anterior. Para 2011 a projeção alcança 20% de expansão. A ocupação dos hotéis aumentou 10% e a diária média teve reajuste de 8%. A Sol Meliá teve aumento de 25% no faturamento do ano passado, em relação a 2009, no Brasil. O valor, no entanto, não é divulgado pela empresa. A ocupação dos imóveis registrou crescimento de 15%. A diária média nos hotéis da rede teve reajuste médio de 15% em 2010. "Como há crescimento de demanda, é natural que o preço suba", afirma Oliveira.