Atividade industrial em SP sobe 1,6% em outubro
O Estado de S. Paulo
O indicador de nível de atividade (INA) da indústria paulista subiu 1,6% em outubro ante setembro, com ajuste sazonal, de acordo com informações divulgadas ontem pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O indicador apresentou elevação de 4,5%, na mesma base de comparação, sem levar em conta o ajuste sazonal, o que representa o melhor resultado de 2009 desde julho deste ano, quando houve uma alta de 4,7%, em base mensal.
Na comparação com outubro do ano passado, o INA, sem ajuste, registrou retração de 4,6%. No acumulado de janeiro a outubro de 2009, ocorreu uma queda de 11,6% em comparação com o mesmo período de 2008. Nos últimos 12 meses terminados em outubro, o INA registra queda de 11,2%.
A Fiesp revisou o resultado do índice apurado em setembro ante agosto. Com ajuste sazonal, o INA apresentou alta de 3,6%. Na primeira leitura, a alta foi de 4,3%. Sem levar em consideração o ajuste sazonal, o índice passou para uma alta de 1,5%, quase a metade da elevação de 2,7% anunciada anteriormente. O nível de utilização da capacidade instalada (Nuci) das indústrias paulistas subiu de 82,6% em setembro para 83,1% em outubro. Esse resultado é pouco inferior aos 83,9% apurados em outubro de 2010.