06/12/07 11h41

Atividade deve começar em alta no 1º trimestre

Valor Econômico - 06/12/2007

O elevado nível de crescimento dos investimentos na economia e a manutenção da demanda interna aquecida prometem um primeiro trimestre forte para a indústria em 2008. Embora o início do ano sempre mostre um arrefecimento do ritmo produtivo após as vendas de Natal, as apostas são de um ritmo intenso no começo do próximo ano, quando boa parte do investimentos previstos já estiver em processo de maturação. Também contribui para essa expectativa a proximidade do Carnaval, que será no começo de fevereiro. O risco de gargalos na oferta industrial para atender ao consumo doméstico em expansão não preocupa os economistas, embora o nível de utilização da capacidade instalada do setor, medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), tenha atingido recorde no mês de outubro. Para o coordenador de Indústria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Silvio Sales, não existe tal ameaça porque a produção de bens de capital tem liderado a alta industrial ao longo de 2007.