14/06/07 14h41

Atividade acelera no segundo trimestre

Valor Econômico - 14/06/2007

Indicadores já divulgados da indústria e do comércio sugerem uma aceleração da atividade no segundo trimestre em relação ao primeiro. Há sinais de que as vendas no varejo continuam a crescer com força, a construção civil avança a um ritmo mais forte e há segmentos da indústria de transformação que mostram resultado bastante positivo, como a automobilística e a de bens de capital. O desempenho se deve a efeitos defasados dos cortes dos juros sobre a atividade econômica, à expansão significativa da renda e à oferta abundante de crédito a prazos longos. Na indústria, um dos principais destaques é sem dúvida o setor automobilístico. Em maio, a produção de veículos avançou 1,8% na comparação com abril, na série livre de influências sazonais. Números da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) indicam que o licenciamento de automóveis cresceu 5,9% em maio na comparação com abril, mês em que já havia ocorrido um aumento de 2% em relação a março, também com ajuste sazonal. Depois do comportamento decepcionante no primeiro trimestre, a construção civil já registrou expansão bem mais firme em abril. Se de janeiro a março a produção de insumos típicos para a construção aumentou apenas 2,4% em relação ao mesmo período do ano passado, em abril houve um salto expressivo, de 7,4%. Os juros em queda e a melhora das condições de financiamento, com taxas fixas e prazos longos, dão alento ao setor. O comércio varejista paulista também teve um desempenho melhor a partir de abril, como indicam números da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). No primeiro trimestre, as consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC, termômetro de vendas a prazo) e ao Usecheque (ligado às compras à vista) aumentaram, em média, 4,1% em relação ao mesmo período do ano passado. De abril a 12 de junho, essa média ficou em 6,4%.