22/01/18 13h46

Até 2020, LTM planeja investir R$ 150 milhões

Valor Econômico

A LTM, maior empresa brasileira de fidelidade no segmento corporativo, planeja investir R$ 150 milhões no triênio 2018-2020 em tecnologia e aquisições para ampliar em 50% o faturamento e dobrar o lucro operacional em três anos.

"Esse plano de investimento inclui R$ 150 milhões para aquisições", disse o presidente e principal acionista da LTM, Emerson Moreira. "Buscamos empresas que ampliem nossa carteira de clientes ou soluções de tecnologia que diversifiquem nosso portfólio de serviços", afirmou o executivo. Segundo ele, os recursos serão gerados por caixa da própria companhia.

Diferentemente de empresas mais conhecidas no ramo de fidelidade - como Smiles e Multiplus, que têm foco nos consumidores de varejo - a LTM atua no segmento corporativo, com clientes como Cielo, Santander, Vivo, Bayer e Avon, desenvolvendo e operando os programas de fidelidade dessas empresas.

A LTM fechou 2017 com faturamento de R$ 700 milhões, um crescimento de 27% sobre os R$ 550 milhões de 2016. O resultado operacional medido em lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) avançou menos, em torno de 15%, para R$ 40 milhões.

De acordo com o executivo, o Ebitda vinha crescendo entre 20% e 25% por ano, em média, mas 2017 foi mais difícil. "Acreditamos que a retomada da economia vai permitir recuperar o ritmo histórico de crescimento do Ebitda em 2018", afirmou. 

Segundo os últimos dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas de Fidelidade (Abemf), o faturamento combinado dos participantes ligados à entidade - Dotz, LTM, Multiplus, Netpoints, Smiles e TudoAzul - atingiu R$ 4,48 bilhões de janeiro a setembro de 2017, uma alta de 7,5% ante igual período do ano anterior.

O presidente da LTM afirmou que as aquisições vão permitir à companhia capturar uma fatia maior da taxa de crescimento do setor de fidelidade no país.

O modelo de investimento começou a ser testado no segundo semestre do ano passado, quando a companhia adquiriu a DevPartner, um negócio cujo valor não foi revelado.

Com foco no setor automotivo - clientes como Audi, BMW, Ford, Mini, Nissan, Toyota e Volkswagen -, a DevPartner desenvolve e opera plataformas digitais de relacionamento com clientes e potenciais compradores. A DevPartner foi a responsável, por exemplo, pelo hotsite de vendas da pick-up de cabine dupla da Volkswagen. "Vendemos 5 mil Amaroks em três meses", disse Moreira. 

A DevPartner capta informações que chegam às montadoras em canais digitais - como o site da companhia ou redes sociais. De posse desses dados, pode traçar a estratégia de vendas, oferecendo condições de preços e intermediando a negociação entre o cliente e a montadora. Ao fim do processo, está pronta para direcionar o comprador à concessionária.

"Vamos expandir essas soluções para outros segmentos, como o imobiliário e seguros", disse Moreira. "Esse é um exemplo de aquisição que diversifica nossa atuação e amplia nossa carteira de clientes."

O executivo afirmou que, além das aquisições, parte do plano de investimento é voltado para a plataforma de tecnologia. A LTM abriu a plataforma sobre a qual rodam os programas de fidelidade para atrair mais empresas que atualmente não utilizam ferramentas para programas de relacionamento com os clientes. Com essa estratégia, a companhia pretende elevar a carteira de clientes dos atuais 170 para cerca de 500, em três anos.