24/09/08 11h44

AstraZeneca avalia aquisições em genéricos

Gazeta Mercantil - 24/09/2008

A AstraZeneca está considerando a aquisição de medicamentos genéricos de marca em países emergentes em um esforço para impulsionar os negócios fora dos Estados Unidos e da Europa, afirmou ontem o presidente da empresa, David Brennan. "Eu acredito que há oportunidades para comprar produtos de marca em diversos mercados", disse o executivo em Londres. Os planos da AstraZeneca apontam para uma mudança estratégica com relação ao foco em medicamentos patenteados com altos preços nos mercados norte-americano e europeu e reflete a crescente importância dos mercados emergentes para a indústria farmacêutica, uma vez que as vendas nos mercados desenvolvidos estão em queda. No Brasil, a AstraZeneca está entre as empresas que mais crescem no mercado. Segundo o diretor de assuntos corporativos, regulatórios e acesso ao mercado, Jorge Mazzei, a companhia dobrou de tamanho no País em quatro anos e já fatura cerca de US$ 1 bilhão localmente. "Os países emergentes do chamado Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) estão no foco central da estratégia da empresa, porque em mercados maduros como o norte-americano e europeu o crescimento é muito pequeno", acrescenta o executivo. De acordo com Mazzei, enquanto o mercado nacional cresce a taxas de 9% ao ano a Astrazeneca ampliou seu espaço em 20%, em média. Para os próximos anos, porém, a AstraZeneca Brasil não aposta em crescimentos tão acentuado como nos últimos anos. "Trabalhamos com crescimento cerca de 2% acima do PIB, mas ainda avaliamos quais serão os impactos que a crise mundial terá sobre economias como a brasileira e a chinesa", diz diretor cauteloso. Com uma fábrica no País, a empresa possui capacidade suficiente para atender qualquer aumento de demanda, de acordo com o executivo. Atualmente, a AstraZeneca tem como carro-chefe o produto Zoladex, indicado para tratamento de câncer, além de medicamentos para problemas cardíacos, colesterol e neurológicos.