30/08/10 14h25

Assaí inicia expansão na rota do agronegócio

DCI – 30/08/10

Uma das líderes de mercado do segmento atacadista, a rede Assaí começa neste semestre a atuar na Região Centro-Oeste, de olho no crescimento do agronegócio. A ideia da bandeira é que até o final do ano aconteça a inauguração do primeiro ponto em Goiânia (GO) e de um outro em Brasília (DF). Comprada há três anos pelo Grupo Pão de Açúcar (GPA), a rede triplicou seu tamanho: hoje conta com 46 unidades em operação, e tem por objetivo até o final do ano ter 20 novos pontos-de-venda. "Hoje o foco é abrir em regiões que ainda são carentes deste mercado, e possuem muito espaço para crescer. E 2011 será o ano em que o Assaí mais vai crescer no País, desde 2007 ", afirma o diretor de negócio e 'atacarejo' (vendas para atacado e varejo) do Grupo, Maurício Cerruti.

Com planos ousados, o executivo conta que os investimentos totalizarão R$ 60 milhões (US$ 34,3 milhões) em abertura de lojas neste ano, e que em 2007, quando foi adquirido pelo GPA, o Assaí contava apenas com 14 lojas. "A expansão do Assaí é uma das prioridades do Grupo Pão de Açúcar", comentou o executivo. Prova disso, é que o GPA irá inaugurar em apenas sete dias, a contar deste último fim de semana, três lojas Assaí e reinaugurar outras quatro. Serão abertas unidades na zona leste e na zona sul da capital paulista (Águia de Haia e Jabaquara) , além de São Caetano (Grande ABC). Outras quatro lojas serão reinauguradas no mesmo período: duas no interior do estado (Rio Claro e Limeira), uma no litoral paulista, em Caraguatatuba, e a última no Rio de Janeiro. As sete unidades somam investimentos de R$ 30 milhões (US$ 17,1 milhões).

"São Paulo possui potencial para um crescimento ainda maior da bandeira Assaí, já que concentra um número cada vez maior de pequenos comerciantes, que conquistaram espaço nos últimos anos graças ao aquecimento da economia e à abertura do crédito", relatou Cerrutti. Hoje, 60% dos clientes do Assaí são consumidores finais, e 40% são médios e pequenos comerciantes (bares, restaurantes, pizzarias, lanchonetes e redes de refeições coletivas (food service). Apesar de a maioria dos clientes não ser pessoa jurídica, em volume de faturamento o atacado obviamente representa mais, por conta do grande volume de compras efetuado. Atualmente as 46 unidades da rede estão presentes nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Tocantins.