31/05/10 11h09

Às vésperas da Copa, venda de TV dispara

O Estado de S. Paulo

A menos de 15 dias do início da Copa do Mundo, as vendas de televisores dispararam. Grandes redes varejistas mais que dobraram o número de unidades comercializadas na comparação com mesmo período do ano passado. Apesar do forte ritmo do consumo, lojistas informam que, por enquanto, não faltam produtos, mesmo os modelos mais procurados, como as TVs de LCD de 32 polegadas.

"Nossas vendas estão surpreendendo absurdamente", afirma o diretor de eletrônicos do Carrefour, Fábio Régis. Levando em conta o desempenho da última Copa do Mundo, quando os volumes vendidos de TVs cresceram 35% em relação a 2005, a rede se preparou nesta Copa para um aumento de 45% a 50% ante 2009. Mas só neste mês, a empresa já vendeu até agora um número de TVs 67% maior na comparação com 2009 e ampliou em 80% o faturamento com o produto. Para atender essa demanda inesperada, a rede ampliou as encomendas junto às indústrias.

O grupo Pão de Açúcar, dono das bandeiras de eletrodomésticos Ponto Frio e Extra, também comemora os resultados. As vendas de televisores cresceram 110% no quadrimestre em relação a igual período de 2009, segundo o gerente comercial de áudio e vídeo do grupo, Leonardo Pagonotti. "Tenho produto suficiente, mas risco de falta existe", diz ele. Nas Lojas Colombo, os volumes comercializados de televisores dobraram de janeiro a maio. "Em virtude da Copa do Mundo, tivemos vendas excelentes já no Dia das Mães", conta Gladimir Somacal, diretor de compras.

As vendas nas Lojas Colombo, assim como nas demais redes varejistas, estão sendo impulsionadas pelas TVs fininhas, de plasma, LCD e LED, enquanto os volumes comercializados de televisores de tubo (cinescópio), a tecnologia mais antiga, cresce menos ou até registra retração. "Se continuar nesse ritmo, até o final deste ano a indústria vai deixar de produzir TV de tubo", diz o supervisor geral das Lojas Cem, José Domingos Alves. De janeiro a maio, as vendas de televisores cresceram 100% em número de peças na comparação anual e os negócios estão sendo ampliados por causa das TVs fininhas. O quadro é semelhante em outras redes varejistas. No Magazine Luiza, o número de televisores vendidos cresce a uma taxa de 50% na comparação com 2009. No Walmart, o volume de vendas da última semana foi 40% maior em relação a igual período do ano passado.