17/08/21 12h12

Artur Nogueira trata 100% do esgoto com operação da ETE Sítio Novo

Gazeta de Limeira

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Sítio Novo, antiga ETE Stocco, começou a operar, no último dia 13. A inauguração foi realizada pelo Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) e a Prefeitura, em cerimônia restrita. Com isso, o município entra para o grupo de cidades do Brasil que realiza o tratamento de 100% do esgoto coletado. As obras iniciaram em 2014, porém a Estação entrou em operação apenas neste ano.

O prefeito Lucas Sia (PSD) afirmou que o trabalho em conjunto sempre faz a diferença. “É trabalhando juntos de mãos dadas que vamos trazer benefícios à população”, disse.

A presidente e superintendente do Saean, Gabriela Montoya, pontuou que o momento é digno de comemoração. “Foi uma promessa de campanha cumprida e, mais do que isso, um investimento na saúde dos nogueirenses”, disse.

A solenidade contou com a presença do deputado estadual Barroz Munhoz (PSB), do deputado federal Vanderlei Marcris (PSDB) e do secretário-executivo da Casa Civil do Governo de São Paulo João Carlos Fernandes. Os deputados Rafa Zilbaldi (PL) e Rogério Nogueira (DEM) foram representados por seus assessores.

Também estiveram no local todos os vereadores, além de representantes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Ares-PCJ - Agência Reguladora PCJ e Caixa Econômica Federal.

ETE SÍTIO NOVO

De acordo com o engenheiro civil Nerci Pinto Duarte Junior, a ETE Sítio Novo opera com um sistema de reator aeróbio e anaeróbio de fluxo ascendente. A área utilizada para o processo de tratamento é compacta e apresenta funcionamento moderno e eficiência compatível com a legislação ambiental.

Duarte foi responsável técnico da obra por anos e enaltece que, com a nova capacidade de tratamento de esgoto, Artur Nogueira ganha nova visibilidade. “São poucos municípios que conseguem tratar 100% do esgoto. O Saean terá um diferencial, inclusive para ganhar novos recursos, já que a autarquia mostrou disposição em melhorar a qualidade dos serviços prestados à população”, frisa.

A capacidade da ETE é de 300m³ de esgoto por hora, atendendo cerca de 40 mil habitantes. No entanto, pode ser ampliada.

fonte: https://gazetadelimeira.com.br/regiao/artur-nogueira/artur-nogueira-trata-100-do-esgoto-com-operacao-da-ete-sitio-novo