Arteris zera emissões de CO2 do consumo de energia pelo terceiro ano consecutivo
A compra de mais de 90 mil certificados de energia renovável corresponde a 100% do consumo próprio de eletricidade evita a emissão de 6,3 mil toneladas de dióxido de carbono na atmosfera
ArterisEm busca de evolução contínua da sua eficiência energética com a transição para fontes renováveis, a Arteris, umas das maiores gestoras de rodovias do país, adquiriu 90.544 Certificados Internacionais de Energia Renovável” (I-RECs + REC Brazil) entre 2021 e 2023, zerando suas emissões de gases de efeito estufa pelo terceiro ano consecutivo no consumo de energia elétrica. Com isso, 6.288 toneladas de dióxido de carbono (tCO₂e) foram evitadas.
“A cada ano, procuramos avançar no alcance das metas que estipulamos em nosso pilar de ecoeficiência, buscando um modelo de negócios mais sustentável e alinhado às melhores práticas mundiais”, comenta Christiana Costa, superintendente de Sustentabilidade na Arteris.
A aquisição dos I-RECs + REC Brazil está em linha com o Plano de Descarbonização previsto na Agenda ESG da Arteris e com a meta de 100% de consumo de energia elétrica de fontes renováveis.
Usinas solares e Mercado Livre de Energia
Outra iniciativa importante da Arteris na descarbonização de suas atividades é a instalação de usinas solares próprias. Em 2018, três delas foram implementadas na concessionária Arteris Fluminense, no estado do Rio de Janeiro, nas praças de pedágio e base de atendimento ao usuário de Campos dos Goytacazes. De lá para cá, outras 39 instalações foram inauguradas nas concessionárias Arteris Intervias e ViaPaulista, no interior de São Paulo. As praças de pedágio, as bases operacionais de atendimento ao usuário e as sedes administrativas da ViaPaulista já utilizam energia gerada por painéis solares.
A meta é, com investimentos de R$ 16 milhões, ter uma produção de energia solar correspondente a 20% do total consumido por todas as concessionárias, com redução de 230 toneladas de CO2 por ano. Em 2023, foram reduzidas 16 tCO₂e nas emissões atmosféricas.
Desde 2021, a companhia também opera no Mercado Livre de Energia. No final do ano passado, a Arteris terminou a migração de 20 unidades consumidoras das concessionárias Arteris Régis Bittencourt, Arteris Planalto Sul e Arteris Litoral Sul. De acordo com a empresa, essa mudança da matriz energética gera uma economia de custo de até 25% de fornecimento de eletricidade.