28/07/08 14h27

ArcelorMittal traz o sistema AM3S

Valor Econômico - 28/07/2008

A ArcelorMittal, maior siderúrgica do mundo, parte para organizar seus negócios de distribuição de aços planos na América Latina. A estratégia tem como base o mercado brasileiro, onde o grupo acaba de adquirir o controle de mais uma distribuidora e prepara a abertura de um braço da AM3S - ArcelorMittal Steel Solutions and Services, área responsável pela rede internacional de centros de serviço e de distribuição da companhia, com operações em mais de 30 países. O mais recente passo do grupo siderúrgico em sua expansão no mercado distribuidor local foi dado com a aquisição de 70% da Manchester Tubos e Perfilados, sediada em Contagem (MG). Antes da Manchester, a ArcelorMittal havia comprado, em abril, 50% da Gonvarri Brasil, apta a processar aproximadamente 500 mil toneladas ao ano. Com as duas aquisições, os negócios de distribuição de aços planos do grupo no Brasil ganharam musculatura, ultrapassando os seus concorrentes diretos: a Usiminas, suportada na rede da Rio Negro, Fasal e Dufer; e a CSN, por meio da Inal. Mas a estratégia da AcerlorMittal é mais ambiciosa e contempla uma ação comercial combinada entre a rede de distribuição de aços planos e a de longos, para atingir o atrativo setor da construção civil. Na área de longos, o grupo conta com 73 centros de distribuição, 16 escritórios de vendas e 19 unidades de corte e dobra de aço, operadas pela ArcelorMittal Belgo. Além dessa atuação conjunta, a ArcelorMittal pretende estender sua rede de distribuição de produtos planos para regiões onde ainda não está presente. Com o porte alcançado na área de distribuição, a ArcelorMittal vai passar a contar com um braço da AM3S no Brasil. Para cuidar dessa área de negócios, a ser instalada em São Paulo, foi designado o executivo francês Philippe Ormansey. A AM3S despachou 5,5 milhões de toneladas entre janeiro e maio, o que significou 18,8% do total do grupo em âmbito mundial, propiciando receita de US$ 5,7 bilhões. A unidade conta com 500 centros em 32 países, atendendo cerca de 200 mil clientes.