27/06/14 14h43

Araraquara isenta IPTU de empresa que abrir vaga para estágio

Convergência Digital

Empresários do setor de informática e a Prefeitura de Araraquara (SP) entraram num acordo que visa a isenção do recolhimento do IPTU pelas empresas, nos próximos 15 anos, em troca da manutenção de empregos e abertura de vagas para estágios. A prefeitura já enviou para a Câmara Municipal no último dia 10 de junho, um projeto, que prevê a isenção de impostos.

A proposta visa as empresas que se instalarem no polo de tecnologia da cidade. O programa, que leva em consideração o número de funcionários, prevê desconto de 50 até 100% do IPTU nos próximos quinze anos e redução de 2% na alíquota sobre o ISSQN (Imposto  Sobre Serviços de Qualquer Natureza).

Como contrapartida, as empresas deverão contratar e manter como estagiários ou menores aprendizes alunos inscritos nos cursos de formação e qualificação tecnológica promovidos ou credenciados pela prefeitura, na proporção mínima de um estagiário ou aprendiz para cada dez funcionários.

O cronograma para a execução do projeto terá o prazo de 6 meses para ser iniciado e 24 para ser finalizado. O Gede (Grupo de Desenvolvimento Econômico) será o responsável por avaliar e fiscalizar as empresas.

"Atualmente a nossa regional atende cerca de 120 empresas de TI e mais de 3 mil profissionais da região. Caso os vereadores aprovem o projeto, muitos postos de trabalho serão criados, contribuindo com o crescimento da cidade e do polo tecnológico de Araraquara", disse o diretor do Sindpd, Daniel Forini.