25/06/14 13h42

Araçatuba recebe selo 'Município Livre do Analfabetismo'

Secretário diz que queda se deve ao investimento na área, bem como a implantação da EJA na cidade

Folha da Região

Araçatuba é a única cidade  entre as 43 de sua região administrativa que recebeu o Selo de Município Livre do Analfabetismo, concedido pelo MEC (Ministério da Educação) no mês passado. O título é outorgado aos municípios que atingiram índice igual ou superior a 96% de alfabetização, com base nos dados do Censo Demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2010. Araçatuba alcançou o índice de 96,4%, apresentando taxa de 3,6% de analfabetismo.

O título foi emitido a 207 cidades brasileiras. Desse total, apenas 45 são do Estado. A concessão, segundo o MEC, está prevista no decreto 6.093, de 24 de abril de 2007. Instituído há sete anos, o selo integra o PBA (Programa Brasil Alfabetizado), criado em 2003, cujo objetivo é a universalização da alfabetização de jovens e adultos de 15 anos ou mais. O número de analfabetos em Araçatuba, de acordo com os dados divulgados pelo IBGE, diminuiu em 3,2%, passando de 12.240 para 6.480 no período de dez anos, entre 2000 e 2010.

Segundo o secretário municipal de Educação, Luiz Carlos Custódio, essa queda se deve ao investimento do município na área, bem como a implantação da EJA (Educação de Jovens e Adultos). “Enquanto o Brasil atingiu, em média, uma diminuição de 1%, Araçatuba superou os 3%. Isso é o reconhecimento do trabalho desenvolvido na cidade, sempre focado nos aspectos que carecem de atenção, como a educação”, destaca. “Agora, nossa responsabilidade aumenta ainda mais, pois será exigido que alcancemos os 100% de alfabetização”, relata.

A iniciativa da emissão do selo, segundo o secretário, representa um estímulo para que as prefeituras invistam mais em educação. "É preciso que haja mais investimento na alfabetização e em todos os aspectos educacionais. A alfabetização é como uma luz na vida das pessoas", observa.