12/01/24 11h00

Araçatuba ganha mais de 370 investimentos no setor de beleza

Segmento emerge como uma área de destaque, em especial, para abertura de novos negócios, sendo responsável pela inauguração de 379 novos empreendimentos na cidade

Folha da Região

Em 2023, Araçatuba vivenciou um avanço no seu crescimento econômico, com destaque especial para o setor de beleza. Essa crescente tendência no mercado não apenas sublinha o espírito empreendedor local, mas também revela oportunidades distribuídas por diversos bairros, refletindo um potencial diversificado e abundante por toda cidade.

Os dados coletados pela Plataforma Observatório Econômico, da Prefeitura de Araçatuba, e operacionalizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações de Trabalho, derivam de informações da Receita Federal do Brasil. Eles revelam um cenário promissor para o setor de serviços no município.

Entre janeiro e novembro de 2023, houve a criação de 1.538 novos postos de trabalho, representando um incremento de 11,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Dentro deste setor, o segmento de beleza emerge como uma área de destaque, em especial, para abertura de novos negócios, sendo responsável pela inauguração de 379 novos empreendimentos. Adicionalmente, um aumento de 8,8% no Índice de Potencial de Consumo (IPC) para o segmento de higiene e cuidados pessoais no ano passado, atingindo R$ 235,2 milhões, reforça a importância e o dinamismo deste setor na economia local.

Empreendedorismo

No setor de beleza, predominantemente, atividades como cabeleireiros, manicures e pedicures lideraram essa expansão, com a abertura de 211 novos estabelecimentos. Seguido pelo segmento de estética e outros serviços de cuidados com a beleza, que também teve uma presença significativa, adicionando 115 novas empresas ao mercado. Além disso, o comércio varejista de cosméticos e produtos de perfumaria solidificou sua posição, com a inauguração de 52 novas lojas.

Apesar de um ligeiro declínio de 9,8% nas aberturas de estabelecimentos de cabeleireiros, manicures e pedicures em comparação ao mesmo período de 2022, o setor de estética e outros serviços de cuidados com a beleza experimentou uma expansão de 3,0%.

Por sua vez, a atividade de comércio varejista de cosméticos e produtos de perfumaria manteve sua estabilidade no mercado.

O perfil das empresas abertas revela um panorama encorajador para pequenos negócios. Com 272 Microempreendedores Individuais (MEIs) e 107 empresas de maior porte, incluindo Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), fica claro que o mercado é acessível a empreendedores de diferentes escalas.

A distribuição geográfica dos novos negócios revela uma ampla dispersão por toda a cidade, refletindo um desenvolvimento equilibrado e acessível. O bairro Umuarama se destaca como o principal polo, acolhendo 35 novas empresas. Em seguida, o Centro da cidade também se mostra como um núcleo importante, com a abertura de 16 estabelecimentos.

Os bairros Conjunto Habitacional Hilda Mandarino e Morada dos Nobres acompanham essa tendência, cada um com 10 novos negócios. Outras áreas significativas incluem o Conjunto Habitacional Dr. Antônio Villela Silva, Esplanada e Jardim Nova Yorque, todos com oito unidades cada, entre outros bairros.

Fonte: https://sampi.net.br/aracatuba/noticias/2809684/aracatuba/2024/01/aracatuba-ganha-mais-de-370-investimentos-no-setor-de-beleza