16/06/20 11h40

Araçatuba fica entre as melhores cidades em saneamento do país

Folha da Região

Pelo terceiro ano consecutivo, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) destaca Araçatuba entre as 40 cidades com mais de 100 mil habitantes com os melhores índices de abastecimento de água, esgotamento sanitário e resíduos sólidos do país.

A pesquisa da ABES reúne 1857 municípios, representando cerca de 70% da população do Brasil que forneceram ao SNIS – Sistema Nacional de Informações de Saneamento – as informações para o cálculo dos indicadores.

Entre os milhares de municípios avaliados apenas 98 estão na categoria máxima denominada Rumo à universalização. Os de grande porte (acima de 100 mil habitantes) são apenas 40 municípios, a grande maioria nas regiões Sudeste e Sul.

É nessa categoria que está Araçatuba, cujos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário são realizados pela GS Inima Samar, empresa do Grupo GS Inima Brasil. A cidade obteve o 30º lugar no Ranking ABES 2020 com 494,45 pontos. A nota máxima é 500.

Desde que assumiu os serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto de Araçatuba, em novembro de 2012, a GS Inima Samar investiu em inúmeras obras para a melhoria dos serviços de saneamento, que levaram o município rumo à universalização.

Nesse período, foram realizados investimentos de mais de R$ 100 milhões em obras de grande importância para o saneamento básico, como a reversão da bacia de esgoto da região norte de Araçatuba, que possibilitou a vinda de novas indústrias para o município.

Além disso, a GS Inima Samar realizou uma ampla reforma na Estação de Tratamento de Esgoto Baguaçu, que hoje trata todo o efluente coletado no município, e está construindo um secador de lodo com tecnologia inédita no Brasil.

No tratamento de água, a GS Inima Samar está construindo mais de 40 quilômetros de novas redes, que fazem parte da setorização da distribuição de água no município.

Também prepara o início da construção de uma nova estação de tratamento de água que terá capacidade para atender uma população de 100 mil habitantes.