Apta Regional impulsiona o desenvolvimento da cadeia produtiva do Jatobá
A instituição de pesquisa participou do Mesa SP com o uso do jatobá em criações gastronômicas
Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP´Cozinha com propósito: o que você está servindo para o mundo?´ tema do Congresso Internacional de Gastronomia Mesa Tendências 2024, realizado durante a 21ª edição do megaevento Mesa São Paulo, contou com a presença de alguns dos mais relevantes nomes da gastronomia mundial. A Apta Regional, vinculada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), esteve presente com palestras do pesquisador Daniel Gomes e a professora Izabel Castanha Gil, coordenadora do projeto Jatobá.
Acreditando no potencial do fruto, os chefs Rodrigo Mocotó e Alê-Sotero se juntaram à equipe, apresentando duas criações gastronômicas à base de jatobá: o panetobá, que adiciona um toque de brasilidade às comemorações de final de ano, e a pavlova com frutas tropicais, que utiliza o jatobá como ingrediente original na sobremesa.
“Este evento evidenciou a importância da colaboração entre pesquisa, gastronomia e sustentabilidade, promovendo o jatobá como um fruto de valor econômico e ecológico para o Brasil”, destaca Daniel.
A Apta Regional é um departamento de pesquisa inovador, presente nos extremos do Estado de São Paulo, que leva ciência e tecnologia aos seus quatro cantos, atendendo demandas regionais e promovendo desenvolvimento local. Um exemplo disso ocorreu em outubro com o projeto “Jatobá”, nascido na Apta Regional de Adamantina.
Desde então, vem se estruturando por meio de uma ampla rede de cooperação técnica, científica, solidária e comercial, composta por instituições públicas, organizações privadas e da sociedade civil, sob a coordenação da Dra. Izabel Castanha Gil.
O projeto visa organizar a cadeia de valor do jatobá e regenerar parte do bioma Mata Atlântica ocidental.
Apta Regional
A Apta Regional, Instituição de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo – ICTESP – é uma das sete instituições de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA). São 18 Unidades Regionais de Pesquisa e Desenvolvimento no estado de São Paulo, nas áreas de agronomia, zootecnia, pesca continental, sanidade vegetal, sanidade animal, agregação de valor em produtos de origem animal e vegetal, sistemas integrados de produção e segurança alimentar. Considerada o maior hub descentralizado de pesquisa do agronegócio, com soluções tecnológicas aplicadas na agricultura e na pecuária paulista, focadas nas peculiaridades locais e regionais, atendendo as necessidades das cadeias produtivas do agro.