Applebee's expande rede de franquia no Brasil
Gazeta Mercantil - 14/11/2006
Com 1,9 mil pontos no mundo, a rede norte-americana de restaurantes Applebee's acelera sua expansão no Brasil. Com duas unidades em São Paulo e a terceira, há uma semana, no MorumbiShopping, o franqueado Oswaldo Martins de Oliveira Netto recebeu ontem o presidente internacional da rede, Rohan St. George, para fechar contrato para abrir 14 restaurantes no prazo de dez anos, dois já para 2007. À frente da Applebee's há dois anos, George considera o mercado brasileiro o mais estratégico entre países emergentes, graças ao tamanho da população e ao desempenho da economia. Além de mais lojas em São Paulo, o foco imediato é em duas inaugurações no Rio até 2008, para depois chegar a Brasília e Porto Alegre. Em solo norte-americano, são 100 novos restaurantes a cada ano. A rede não atua com subfranqueados, mas com parceiros por território. Empresário do mercado alimentar, Netto e o sócio Derek Wagner, licenciados para o Estado de São Paulo, surpreenderam à matriz da Applebee's ao abrir os três restaurantes previstos em contrato em apenas dois anos - e todos lotados. Para Norman Baines, gerente da rede para América do Sul, o ponto alto da operação brasileira é a centralização de logística. Um único fornecedor trata de 70% do abastecimento da rede. A cada unidade aberta, cai o valor de investimento e a meta é chegar em torno de US$ 800 mil, média americana, frente aos atuais US$ 1,2 milhão. Segundo os executivos, há mercado para mais de dez restaurantes em São Paulo. O empresário já está de olho no mercado de Ribeirão Preto e Campinas.