Apple ganha 6 postos e é 2ª marca mais valiosa
Folha de São Paulo
Coca-Cola lidera pelo 13º ano seguido, avaliada em US$ 78 bi; Samsung avança 8 posições
A Coca-Cola foi eleita a marca mais valiosa do mundo, avaliada em US$ 77,8 bilhões, segundo levantamento da Interbrand.
A empresa americana de refrigerantes, que já tem 126 anos, está no topo da pesquisa desde o primeiro levantamento desse tipo da consultoria. O ranking, com as cem marcas mais fortes do mundo, está na sua 13ª edição.
A companhia de bebidas é seguida de perto pela Apple, com US$ 76,6 bilhões. A empresa de informática e tecnologia teve uma forte ascensão, já que estava no oitavo lugar no ranking de 2011.
Além da Apple, outras variações importantes ocorreram entre as dez primeiras.
A sul-coreana Samsung, maior concorrente da Apple, também ganhou posições e passou da 17ª posição para o nono lugar, com valor de marca de US$ 32,9 bilhões.
Com a subida da Apple, perderam posição IBM (terceiro lugar), Microsoft (quinto lugar), General Electric (sexto lugar), McDonald's (sétimo lugar) e Intel (na oitava colocação).
Completam as dez primeiras o Google, na quarta colocação, e a montadora japonesa Toyota, que subiu da 11ª colocação para a décima.
O valor da marca foi atribuído levando em conta a performance financeira dos produtos e dos serviços, o peso da marca na hora da compra e a força dela.
O Facebook aparece pela primeira vez no ranking em 2012, na 69ª colocação.
As outras novatas no levantamento são Prada (84ª), Kia (87ª), Ralph Lauren (91ª) e Mastercard (94ª).
MONTADORAS LIDERAM
Dentre as cem maiores companhias, o setor automotivo teve o maior número de representantes, com 13 marcas no ranking, seguido por empresas do setor financeiro (12) e pelas empresas de produtos para consumo pessoal (11), como Avon e Nestlé.
A seguir estão as companhias de tecnologia (nove), as de itens de luxo (oito) e as que produzem bebidas alcoólicas (sete).
Na divisão por continentes, 56 empresas estão localizadas nas Américas, 34 na Europa e na África e dez na Ásia.
Nenhuma marca brasileira faz parte do ranking.