16/01/12 14h00

Após visitas oficiais, hotéis e cidades investem para Copa

Folha de São Paulo

As eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014 estão em seus primeiros jogos, mas algumas seleções começam a visitar cidades onde podem ficar hospedadas no Brasil.

Para atrair turistas e delegações estrangeiras, redes de hotéis fazem investimentos e preparam esquemas especiais de recepção.

O Estado de São Paulo, que concentra 40% dos 145 centros de treinamento de seleções, já recebeu visitas de Austrália, EUA e Inglaterra.

"As visitas devem aumentar no segundo semestre, após a disputa da Eurocopa", diz a coordenadora da Secretaria Executiva do Comitê Paulista, Raquel Verdenacci.

Até 2014, a Accor vai inaugurar 28 hotéis nas 12 sedes da competição. O investimento será de R$ 611 milhões.

"Já negociamos com a Fifa para que os organizadores usem nossas cinco novas unidades no Rio", diz Abel Castro, diretor da rede.

O Sofitel Jequitimar Guarujá pode isolar andares e torres do hotel, o que teria agradado dirigentes ingleses. O Hilton também faria arranjos para abrigar delegações.

Após as visitas, deficiências foram apontadas nos hotéis de Santos e nos centros de treinamento do Guarujá. As cidades dizem que farão investimentos nessas áreas.

"Facilitamos a construção de hotéis com alterações nos planos diretor e de ocupação do solo", diz o prefeito de Santos, João Paulo Papa. Serão cinco novos empreendimentos, um de luxo.

O Guarujá busca parceria com o governo federal para terminar a reforma de seu estádio municipal até 2013.