12/04/10 11h28

Após crescer 3%, InBrands associa-se à Cia das Marcas para dobrar venda

Valor Econômico

Afetada pela crise do ano passado, quando cresceu apenas 3%, a InBrands, braço de moda do Pactual Capital Partners (PCP), associou-se à Cia das Marcas para dobrar o faturamento. Na sexta-feira, as duas empresas fecharam um acordo que vai possibilitar ao grupo ter receita, neste ano, de R$ 540 milhões (US$ 300 milhões). Desse total, R$ 290 milhões (US$ 161 milhões) são das novas marcas. A Cia das Marcas é dona da Richards, da Salinas e da Bintang. A InBrands tem em seu portfólio as grifes Ellus, Isabela Capeto e Alexandre Herchcovitch. No acordo fechado na semana passada, o sócio fundador da Richards, Ricardo Ferreira, passa a fazer parte do conselho do braço da moda do Pactual. Ferreira e o CEO da InBrands, Bruno Medeiros, não informaram o valor do negócio nem o percentual de troca de ações.

Segundo o fundador da Richards, os planos da rede já eram ambiciosos antes da operação com a InBrands. "Nós esperamos crescer 35% em 2010", disse. A rede hoje tem 67 lojas Richards, das quais 26 franquias, e 30 Salinas, com 21 franqueadas. Esta, a marca de moda-praia, exporta para 42 países e, em 2009, ano de crise quando a maior parte do setor empatou o faturamento, teve crescimento de receita de 14%, de R$ 24,5 milhões (US$ 13,4 milhões), em 2008, para R$ 28 milhões (US$ 14,2 milhões) em 2009. A Richards teve expansão de 6,8%, de R$ 182 milhões (US$ 99,5 milhões) para R$ 194,5 milhões (US$ 98,7 milhões). Em 2009, a Richards abrirá mais oito lojas, quatro próprias e quatro franqueadas. Todas as novas terão a área feminina, que hoje está presente em apenas 18 das já existentes. A Salinas também ganhará mais oito lojas neste ano, todas franqueadas.

"A associação vai permitir à Cia das Marcas ganhar escala comercial, em negociação com os fornecedores e também nas áreas financeiras, jurídicas e administrativas", disse Gabriel Felzenszwalb, executivo-financeiro da InBrands. Ele lembrou que a Ellus tem uma forte experiência em vender a lojas multimarcas e esse know how será repassado às novas marcas. A Richards trabalha com180 multimarcas e a Salinas, com 400. Os executivos da Inbrands elogiam a gestão comercial da Cia das Marcas e dizem que ela é um ativo tão valioso quanto as próprias marcas do portfólio. Ricardo, por sua vez, elogia o projeto da nova sócia e diz que ela trará jovens talentos para suas marcas, o que possibilitará renovação. A Inbrands passa a tomar conta da área administrativa da Cia das Marcas, mas a equipe de desenvolvimento, marketing e design será mantida.

A aproximação entre as empresas começou há três anos. "Mas a gente não entendeu bem a proposta", conta Ricardo Ferreira. "Em janeiro, o negócio começou mesmo a sair do papel", lembrou Medeiros. "Foi muito rápida a negociação. Apenas três meses", completa. O novo grupo planeja ser o número um do setor, com um grande portfólio de alto padrão. A Cia das Marcas ainda possui a marca Bintang, com duas lojas, uma em Búzios e outra em Salvador, gerenciada por jovens funcionários da Richards. "Eles eram ótimos funcionários, mas tinham sonhos maiores. A gente, então, resolveu ajudá-los a desenvolver seu próprio produto", conta Ferreira.