27/03/08 11h33

Após compras, construir shoppings é a nova onda

Valor Econômico - 27/03/2008

Após um forte movimento de aquisições em 2007, as grandes cadeias de shopping centers planejam focar seus investimentos neste ano em projetos "greenfield", ou seja, na construção de empreendimentos a partir do zero. "A rentabilidade de um shopping construído pela Multiplan é de 20% ao ano, enquanto o retorno de um shopping adquirido é bem menor, em torno de 7% ou 8% ao ano", afirma Isaac Peres, presidente e acionista do tradicional grupo brasileiro, que passou a dividir com a novata BR Malls, braço da GP Investimentos, o título de maior empresa de shoppings em 2007. Segundo Peres, a Multiplan comprou "vários" terrenos e possui um estoque de imóveis grande o suficiente para construir um número confortável de novos shoppings nos próximos anos. A velocidade com os projetos sairão do papel dependerá dos trâmites legais para a execução das obras, processo que pode ser bastante longo. Peres não revela o total de terrenos adquiridos pelo grupo. "Mas devemos anunciar novos empreendimentos nas próximas semanas", diz o presidente da Multiplan, que em junho de 2007 lançou ações na Bovespa. Durante teleconferência com analistas de investimentos realizada na semana passada, a Iguatemi também informou que dará neste ano prioridade a projetos "greenfield". A empresa foi a primeira do setor a abrir o capital, em 2007. No fim do ano passado, a BR Malls anunciou três novos empreendimentos "greenfield", elevando para seis o total de projetos que pretende construir até 2010. A empresa, que tem como sócio o magnata americana Sam Zell, tem sido a mais agressiva nas aquisições por ser também a "caçula" do setor. Para se colocar entre os primeiros, ao lado da Multiplan e da Iguatemi, a BR Malls precisou sair às compras para constituir seu portfólio. Segundo a Link Investimentos, que acaba de incluir a Multiplan entre as empresas de shopping centers que acompanha, a alta qualidade do portfólio é o ponto forte da companhia, enquanto para a BR Malls a qualidade de seus ativos é justamente seu ponto fraco. Dentre todas, porém, a Iguatemi é que possui os melhores shoppings, na visão da Link. "A Iguatemi possui a marca mais forte e consegue, com isto, atrair um mix melhor de lojistas", diz a corretora. Segundo a Link, as empresas têm dinheiro disponível em caixa para investir. A BR Malls, que fez várias captações, possui R$ 1 bilhão (US$ 568,2 milhões); a Iguatemi, R$ 540 milhões (US$ 306,8 milhões), e a Multiplan, R$ 420 milhões (US$ 238,6 milhões). Como a Multiplan praticamente não tem dívidas, a companhia possui um grande potencial de alavancagem. "Podemos recorrer a empréstimos se for preciso", diz Peres.