06/04/11 11h26

Após comprar Camicado Renner ganha concorrente

DCI

Depois da aquisição da Camicado pela varejsta de vestuário criada no sul, Renner, a empresa compradora, já vê a concorrência aumentar, pois a negociação já nasce com uma concorrente: a da família Camicado, que vendeu apenas as lojas voltadas ao público A e B, mas ficou com sete lojas localizadas na região da Rua 25 de Março, no centro da capital paulista. Essas unidades devem receber investimentos, depois da venda por R$ 157 milhões (US$ 98,1 milhões) de 27 lojas. A ideia agora, ao que tudo indica, é que a família continuará a vender os mesmos produtos nas unidades que não entraram no negócio com a Renner, sendo que ambas empresas estarão agora com produtos também para as classes C e D. A decisão deve ser confirmada no dia 04 de maio, após a análise dos acionistas.

"A família que tinha a rede Camicado deve adotar outro nome para as lojas restantes e continuar com o negócio", afirma o sócio da Tozzini Freire Advogados, Mauro Guizeline, que assessorou a compra. Para dar continuidade à ampliação, o diretor da consultoria Naxentia, Miguel Abdo, acredita que a marca vinda do sul deve seguir a tendência das marcas varejistas europeias e pode vir a atuar em segmentos distintos daqui por diante. "Caso a Renner tenha a oportunidade da compra ela pode vir a atuar em móveis e eletreletrônicos e começar a ganhar o mercado nesse multiformato, seguindo os passos de empresas como Casas Bahia", enfatiza o diretor.

A rede Camicado, que possui 27 lojas, deve ter 101 em 2015 e 125 em 2020, apesar do aumento, as Lojas Renner vê a estimativa como "conservadora". A recém adquirida deve ser prioridade nos próximos seis meses e deve crescer tanto com a abertura de novas unidades quanto por meio de vendas nas lojas já existentes, visto que as lojas atuais possuem potencial de elevar as vendas de 30 a 40 %, segundo o diretor presidente da Renner, José Galló. "Era uma empresa bem gerida, mas que não estava aproveitando o seu potencial de expansão. Os acionistas já não tinham tanto ímpeto de expansão", disse Galló em teleconferência.

O diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Renner, Adalberto Santos, explicou que o plano de crescimento da Camicado em cinco anos leva a uma estimativa de expansão média de 15% ao ano. Apesar de não descartar a possibilidade de inaugurar lojas de rua, Galló disse que os shopping centers serão o principal vetor de crescimento da Camicado. A Renner não informou em quanto tempo o cartão da marca poderá ser utilizado na Camicado, mas Galló observou que a implantação deve levar o tempo necessário para a integração dos sistemas. Atualmente 60% das vendas da Camicado ocorrem por meio de cartão de crédito, enquanto o restante é dividido entre cartões de débito, cheque e dinheiro.