17/11/09 10h34

Apoio municipal auxilia negócios na baixa renda

O Estado de S. Paulo

O microcrédito e o apoio de políticas públicas municipais têm impulsionado o empreendedorismo nas classes de baixa renda no Brasil. A ajuda aos empreendedores por necessidade - que abrem um negócio por não ter alternativa de emprego ou renda - em três municípios paulistas foi estudada pelo administrador Henrique Flory, em mestrado na Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Uma das principais conclusões da pesquisa, que resultou no livro Transformando Necessidades em Oportunidades, é que os programas locais estão conseguindo alavancar a economia e melhorar a qualidade de vida da população.

"Um dos fatores que explicam isso é a capacidade das prefeituras em entender as demandas e vocações da região", diz Flory. O pesquisador analisou programas municipais de apoio ao empreendedorismo em São José dos Campos (SP), Tarumã (SP) e na subprefeitura do Itaim Paulista, na periferia de São Paulo. Segundo Flory, além da proximidade desses agentes do governo com a população, o sucesso das políticas locais estudadas decorre de outros motivos. Entre eles, o incentivo à organização dos empresários em associações, o auxílio de programas de microcrédito e o estímulo à educação empreendedora.

No Brasil, estima-se que existam hoje 4,81 milhões de empreendedores por necessidade, segundo o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2008. A maioria dos entrevistados afirmam que sua qualidade de vida melhorou após a participação nos programas de incentivo pesquisados. Em São José dos Campos, essa foi a avaliação de 92% dos empreendedores; no Itaim Paulista, de 60% e em Tarumã, de 100%.