Apoio da Investe SP é destacado durante inauguração da Mercedes-Benz em Iracemápolis
Governador elogia atuação da Agência durante evento;produção já começou
Investe São Paulo com informações da Mercedes-BenzO governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin ressaltou a atuação da Investe São Paulo durante o projeto de investimentos da Mercedes-Benz, que inaugurou na manhã desta quarta-feira, 23 de março, sua primeira fábrica brasileira de veículos de passeio em Iracemápolis.
“O setor automotivo é aquele que tem a maior cadeia produtiva, agrega mais valor e gera mais empregos e renda. Este empreendimento traz uma mudança importante na história da cidade e da região, já que gera crescimento econômico e qualificação da mão de obra, além de associar o Estado de São Paulo com a marca e a qualidade dos produtos Mercedes-Benz. Gostaria de agradecer e parabenizar o trabalho da Investe São Paulo na atração desse investimento”, disse o governador durante o evento que contou com a presença de autoridades, fornecedores e da imprensa.
A unidade é a terceira da companhia no Brasil, e recebe investimentos de R$ 600 milhões, com a estimativa de geração de até 750 empregos diretos o fim de 2016. O projeto tem recebido apoio da Investe SP há três anos.
"Ajudamos com informações estratégicas sobre potenciais locais para a planta, em licenciamento ambiental, infraestrutura e contato com entidades governamentais, como as concessionárias de serviços públicos e a prefeitura. Foi um longo processo em que até o governador Geraldo Alckmin participou e comprovamos que o Estado de São Paulo era a opção mais adequada para o investimento", explicou o presidente da Investe SP, Juan Quirós.
“Com a instalação desta nova unidade da Mercedes-Benz, São Paulo dá o exemplo para o Brasil ao mostrar que continua atraindo investimentos e gerando empregos. A maior e melhor infraestrutura do País, a estabilidade institucional e o amplo mercado consumidor garantem ao Estado a manutenção dos investimentos”, comentou o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Informação, Márcio França.
"A abertura da fábrica da Mercedes-Benz de Iracemápolis é mais um marco de progresso do desenvolvimento de nossa rede de produção flexível e eficiente. A produção global da Mercedes-Benz Automóveis compreende 26 fábricas que estão organizadas em complexos de acordo com a arquitetura dos veículos. Com a produção local, estamos fortalecendo nossa competitividade global e estaremos ainda mais próximos de nossos clientes brasileiros e de suas necessidades," afirma Markus Schäfer, membro do Board Mercedes-Benz Automóveis, Produção e Logística.
Após o início da produção do Classe C na fábrica da Mercedes-Benz de Iracemápolis, o SUV GLA também sairá da linha de produção no segundo semestre. No primeiro estágio, a fábrica foi projetada para uma capacidade anual de 20.000 veículos.
"Acreditamos nas perspectivas de longo prazo do mercado de automóveis no Brasil," declara Schäfer. "A fábrica de Iracemápolis será referência para as fábricas de porte médio em termos de layout e tecnologia. Assim, conseguimos uma produção altamente flexível e de alta qualidade para atender a demanda local". Como parte da produção global, Iracemápolis está conectada com todas as fábricas da Mercedes-Benz Automóveis do mundo, permitindo um acesso independente do local aos dados de produção e à gestão do processo. Cada uma das instalações e todos os robôs, por exemplo, podem ser controlados e atualizados recebendo novos programas de software de maneira centralizada.
Com relação ao papel do Brasil na rede de produção da empresa, Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, afirma que "a Mercedes-Benz do Brasil está firmemente estabelecida no País desde 1956. A abertura de uma nova planta, 60 anos depois, é um compromisso forte com o Brasil e completa um ciclo de produção: a partir dessa inauguração, a Mercedes-Benz será a única da indústria automotiva a produzir automóveis, vans, ônibus e caminhões na América Latina”.
Capital humano
Em termos de recrutamento e treinamento de colaboradores para a linha de produção, a empresa coopera com o SENAI, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Um novo centro de treinamento foi estabelecido em Iracemápolis com a finalidade de capacitar mão de obra local.
Para fortalecer o treinamento, colaboradores foram enviados a outras fábricas da Mercedes-Benz no mundo, onde puderam se familiarizar com os processos de produção e integrar melhor o conceito global das demais. Um dos principais locais foi a unidade de Pune, na Índia, que também produz o Classe C. Outras fábricas que receberam colaboradores brasileiros foram as unidades de Bremen (Alemanha) da Mercedes-Benz, fábrica líder para o Classe C, e na fábrica de Kecskemét (Hungria), que produz modelos compactos.
Compromisso social com a região
No ambiente da fábrica, a Mercedes-Benz também está levando em conta sua responsabilidade social na região. A empresa possui parcerias com escolas de idiomas locais e universidades, assim como bolsas de estudo para a qualificação dos colaboradores. Acima de tudo, haverá ofertas de serviços de saúde para os funcionários.
Rede de produção global
A nova fábrica no Brasil faz parte da rede de produção global da Mercedes-Benz. Essa rede também inclui instalações de produção na Índia, Indonésia, Malásia, Tailândia e Vietnã. Em todos esses locais a Mercedes-Benz produz veículos em vários níveis de extensão para os mercados locais.
“A produção global de automóveis da Mercedes-Benz, uma empresa com 130 anos de história no mundo, compreende 26 fábricas que estão organizadas em complexos de acordo com a arquitetura dos veículos. A unidade brasileira, que ficou pronta em apenas 13 meses, será a única da América Latina a fabricar ônibus, caminhões, vans e automóveis. Com a produção local, estamos fortalecendo nossa competitividade global e estaremos ainda mais próximos de nossos clientes brasileiros, além de contribuir para o desenvolvimento da economia local. Gostaria de agradecer nossos colaboradores e fornecedores por essa importante parceira”, disse Markus Schäfer, do Board Mercedes-Benz Automóveis, Produção e Logística.
Sobre a Mercedes-Benz Automóveis
A operação da Mercedes-Benz Automóveis produz veículos em 26 plantas distribuídas pelo mundo, que possuem uma rede flexível e eficiente com cerca de 78.000 funcionários. Isso inclui as funções centrais de planejamento, estrutura tecnológica, logística e qualidade. A Mercedes-Benz Automóveis produziu mais de dois milhões de automóveis Mercedes-Benz e smart no ano passado, marcando o quinto recorde seguido.
A rede se baseia em arquiteturas de produtos com tração dianteira (veículos compactos) e com tração traseira (por exemplo, o Classe S, Classe E e Classe C) bem como nas arquiteturas de SUVs e dos modelos esportivos. Além disso, há a rede de produção de trem de força (motores, câmbios, eixos e componentes). Cada uma dessas redes de produção está agrupada em torno de uma fábrica líder que serve de centro de competência para o desenvolvimento de novos produtos, tecnologia e garantia de qualidade.
O foco do trabalho diário está na melhoria contínua e refinamento de métodos de produção de excelência, que permitem a produção de veículos futuros de alta tecnologia de maneira eficiente, flexível e ecologicamente correta, de acordo com os padrões de qualidade típicos da Mercedes-Benz.
Tudo isso gira em torno dos funcionários e sua especialização, cujo trabalho é apoiado sistematicamente por ambientes de trabalho com design ergonômico e automação inteligente. Além de suas próprias unidades de produção, a Mercedes-Benz está alavancando cada vez mais parcerias e utilizando a sua própria estrutura para alocar parceiros subcontratados como parte de sua estratégia de crescimento.