Aplicativo gratuito desenvolvido na USP ajuda na implantação de painéis de energia solar
Ferramenta foi desenvolvida na Escola de Engenharia de São Carlos da USP e pode ser utilizada por qualquer pessoa com conhecimentos básicos de eletricidade
Jornal da USPO dimensionamento fotovoltaico é uma análise do local em que vai ser implementado um sistema para produção de energia solar. Ele ajuda a entender a demanda necessária, com o melhor aproveitamento do espaço disponível, para implantação de painéis solares. Para ajudar nesse processo, pesquisadores do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP criaram um aplicativo de dimensionamento de sistemas fotovoltaicos, chamado Curso Solar USP, disponível na Google Play Store (Android) e na Microsoft Store (Windows).
O aplicativo pode ser utilizado por qualquer pessoa com conhecimentos básicos de eletricidade: há um tutorial disponível no Canal Curso Solar USP no YouTube neste link. O usuário deve indicar o nome da cidade onde será colocada a instalação, a energia média mensal dos últimos 12 meses e o custo da energia obtido de uma conta de energia.
“A partir dessas informações, o app determina a potência fotovoltaica, o número de módulos e sugestão de inversor fotovoltaico. Também é fornecida a energia mensal gerada mês a mês, as toneladas de CO2 anual evitadas pelo uso do sistema e o número de árvores equivalente”, explica o professor Elmer Pablo Tito Cari, da EESC, um dos criadores do app ao lado de Nílson Takayuki, engenheiro eletricista formado na USP em São Carlos.
Curso Solar USP
O Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação vai realizar mais uma edição do Curso Solar Fotovoltaico, iniciativa que ensina profissionais a desenvolverem projetos de painéis solares no computador e a instalar esses sistemas em diferentes ambientes. Qualquer pessoa interessada no tema pode se inscrever no curso, que tem inscrições no valor de R$ 600 à vista, com opções para parcelamento. As instruções estão disponíveis no site do curso, clicando aqui. Os interessados podem se inscrever até o dia 17 de março por meio do sistema Apolo, neste link.
As aulas serão on-line, nos dias 31 de março e 1º de abril, e vão abordar o dimensionamento básico do sistema fotovoltaico; a leitura de mapas solarimétricos, que mostram a incidência de radiação em diferentes países; os procedimentos de instalação dos painéis fotovoltaicos; a ligação do sistema no quadro de força; os passos para a configuração na central de monitoramento e até mesmo as etapas para solicitar conexão à concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica.