APL de Birigui terá laboratório de Criatividade e Inovação
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e InovaçãoLaboratório vai fortalecer empresas locais de calçados infantis, além de oferecer cursos de capacitação (Ruy Jobim Neto/SDECTI)O secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), Cláudio Valverde, participou nesta quinta-feira, 2 de setembro, da inauguração do Laboratório de Criatividade e Inovação do Sindicato das Industrias do Calçado e Vestuário de Birigui (Sinbi).
A ação fortalecerá as empresas locais de calçados infantis e oferecerá cursos de capacitação em design estratégico. A iniciativa financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), faz parte do Programa de Fortalecimento da Competitividade das Empresas localizadas em Arranjos Produtivos Locais (APLs) do Estado de São Paulo, uma parceria da SDECTI, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de SP (Sebrae-SP) e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
De acordo com Claúdio Valverde, o Governo do Estado de São Paulo trabalha em parceria com o empreendedor e investe em diversos arranjos produtivos locais paulistas. “Birigui está na vanguarda do desenvolvimento. O município possui um laboratório diferenciado, com equipamentos que auxiliarão na inovação e na competitivadade das empresas da região e também oferecerá qualificação em design estratégico para os técnicos. Esse momento é oportuno, em meio a crise do País, buscamos a oportunidade, como no ditado chinês”, ressalta.
Equipe da SDECTI visita laboratório, que recebeu 685 mil em recursos da Pasta para aquisição de equipamentos e máquinas (Ruy Jobim Neto/SDECTI)Por meio do BID, a Secretaria investiu R$ 685 mil para a aquisição de equipamentos e máquinas. Entre os objetivos do laboratório estão a capacitação de profissionais do Sinbi, a inserção de conceitos de design estratégico, o estímulo ao fortalecimento das marcas das empresas locais, a melhoria sistemica dos processos de desenvolvimento de novos produtos e o aumento da competitividade empresarial na região. Também está prevista a formação de um comitê consultivo de ações do projeto, que envolve o Sinbi e o APL.
Produção calçadista em 2014
As empresas de calçado de Birigui produziram no ano passado 58.201 milhões de pares. O montante equivale a aproximadamente 240.501 pares por dia. Do total da produção, 2,9% foi exportada. Foram gerados 19.490 empregos diretos. Estes números são referentes à pesquisa de desenvolvimento do polo realizada pelo Sinbi junto às indústrias da cidade. Do total de 350 empresas, 165 responderam à pesquisa produzida pelo Sindicato.
Sobre o Sinbi
O Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui atua como agente de desenvolvimento para o setor calçadista do município, localizado na região oeste do Estado de São Paulo. Por intermédio de projetos e ações bem estruturadas, o Sindicato contribui com o crescimento e profissionalização das empresas associadas e da consolidação de Birigui como a capital brasileira do calçado infantil. A participação da produção de calçados infantis do município frente ao cenário nacional representa 52%.
Sobre o Programa de Fomento aos APLs
Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo, o Programa Estadual de Fomento aos APLs financia projetos estratégicos com o objetivo de consolidar arranjos e aglomerados produtivos como importantes fatores para o desenvolvimento econômico integrado. Os APLs são concentrações de empresas que atuam em atividades similares ou relacionadas, que, sob uma estrutura de governança comum, cooperam entre si e com outras entidades públicas e privadas. Uma das vantagens do APL é facilitar o acesso de micro, pequenas e médias empresas a programas de gestão empresarial, mercado, processo, produtos e linhas de financiamento, visando ao seu fortalecimento no mercado interno e acesso ao externo.