Apetite paulistano
Folha de S. PauloA Cia. Tradicional de Comércio, dona de bares e restaurantes como Bráz, Ici, Pirajá, Lanchonete da Cidade, Original e Astor, abrirá três restaurantes em São Paulo até o fim do ano. Outras duas operações já foram inauguradas desde janeiro.
O número está dentro da média dos últimos três anos. "Sentimos a retração do mercado, principalmente pelo movimento fraco nos primeiros dias de semana", diz o sócio Ricardo Garrido.
"Mas esse momento de crise vai passar e temos de estar bem posicionados para quando isso acontecer", acrescenta o empresário.
"Não temos um projeto de marca nova e, se tivéssemos, provavelmente não faríamos. Pois aí teria mais investimento e risco."
A empresa, dona de 25 operações no total, pretende entrar no mercado de Belo Horizonte. Esse plano, porém, está atrasado devido à crise. Para o Rio, onde atua com três casas, o grupo planeja uma nova unidade em 2016.
Garrido projeta uma alta de 25% no faturamento (sem considerar a inflação) para este ano. O grupo tem 1.200 funcionários e recebe cerca de 300 mil clientes por mês.