22/03/07 15h01

Apesar de apagão no final do ano, TAM dobra o lucro no quarto trimestre

Valor Online - 22/03/2007

A companhia aérea TAM encerrou os três últimos meses de 2006 com lucro líquido de US$ 62 milhões, mais do que o dobro do montante registrado um ano antes, de US$ 27 milhões. O crescimento é fruto da ampliação da demanda por vôos da companhia, que aproveitou as lacunas deixadas pela Varig. A companhia notou uma expansão de 26,9% no número de passageiros (pagantes) transportados em vôos nacionais. Segundo a TAM, a fatia de mercado média registrada no quarto trimestre de 2006 foi de 50,3% nos vôos domésticos. O lucro subiu mesmo com a crise enfrentada pela companhia em dezembro, quando os problemas do controle aéreo e dificuldades da própria TAM se somaram à menor oferta de transporte aéreo surgida com o encolhimento da Varig e provocaram longos atrasos e cancelamentos de vôos justamente no Natal. Nos vôos internacionais, o aumento na quantidade de passageiros transportados foi de 45,1% em comparação com período correspondente do calendário anterior. A oferta de assentos cresceu 47,3%, com o aumento de dois vôos diários entre São Paulo e Nova York, a inauguração do vôo diário para Londres, e a maior freqüência de saídas para Buenos Aires, entre outros fatores.