18/02/11 11h30

Apas projeta aumento médio de 5% nas vendas para Páscoa

DCI

Apesar da vedete das vendas na época da Páscoa ainda serem os ovos de chocolate, este ano a perspectiva da Associação Paulista de Supermercados (Apas) é de um crescimento de 10% nas vendas de bolos pascais, enquanto os ovos deverão ter um incremento de 5% no comparativo a igual período do ano anterior - quando as vendas já foram bem aquecidas. Fora a área de doces, mas entre os produtos com enfoque na data, o bacalhau, um dos produtos mais procurados na Sexta-feira Santa, deve ter volume de vendas 4% maior, já que os preços devem manter o patamar das festas de fim de ano.

Segundo a assessoria da entidade, a expectativa é que, em 2011 sejam vendidas de duas a cinco mil toneladas a mais de chocolate do que no ano passado, quando foram comercializadas 25.500 toneladas de ovos só no Estado de São Paulo. Para a Associação, este ano o consumidor não deverá encontrar modificações nos preços dos ovos de chocolate, que devem ficar no mesmo patamar do ano passado. Por outro lado, a perspectiva é por conta da tendência de produtos nas variações trufadas, além de vários sabores de recheios para atrair os chocólatras. No apelo infantil da data sazonal ainda se vê com grande expectativa de consumo entre os clientes das redes varejistas os ovos com brinquedos e surpresas dentro das embalagens.

Conforme apurou a Apas, a projeção é que para manter o preço do chocolate, a indústria não deva repassar na íntegra o aumento da manteiga de cacau e do papel, pois vai continuar com o mecanismo de diminuição da gramatura da embalagem para redução de valores. A tendência apresentada nos últimos anos que os ovos menores (entre 90g e 150g) serão os primeiros a serem consumidos, somando o maior volume de vendas no encerramento do período, deve se repetir. No segmento, marcas como a Hershey's deverão oferecer opções diversas para o consumidor fã da categoria, mas que busca alternativa aos convencionais ovos. A marca investe na unidade Brasil e trará opções diferenciadas no período. "A Páscoa representa 35% das vendas nacionais de chocolate no mercado. Para aproveitar esta oportunidade e potencializar as opções da marca, a Hershey's trará novidades", explica a gerente de Marketing Renata Vieira.