30/01/08 10h34

Aos 50 anos, Toyota prepara novo ciclo de atuação no Brasil

Gazeta Mercantil - 30/01/2008

Ao completar 50 anos, a Toyota do Brasil se prepara para início de um novo ciclo no País. A montadora japonesa, que começou a produzir o primeiro utilitário Land Cruiser, em 1959, deve, neste ano, definir a sua segunda fábrica no País. Paraná e São Paulo, estão na briga para levar a montadora. A fábrica é necessária para os planos de crescimento da montadora japonesa que pretende alcançar 10% do mercado brasileiro já em 2010. Segundo a montadora, hoje são produzidos na unidade de Indaiatuba, no interior de São Paulo, 250 carros por dia, o que equivale a 95% da capacidade de produção da unidade paulista. Lá são fabricados os modelos Corolla e o Corolla Fielder. Entre as novatas, a Toyota figura em quarto lugar, atrás da compatriota Honda e das francesas Peugeot e Renault. No ano passado, a empresa obteve 3% de participação no mercado nacional, com 72 mil veículos vendidos. A aposta da Toyota é o novo carro que deve produzir no País, já na unidade que deverá ser anunciada. Seria um compacto, segmento que a empresa ainda não está presente. O carro vai chegar num momento propício, com a valorização de preços dos veículos compactos. Uma das apostas é para a nova versão do Yaris, modelo que a Toyota fabrica na França e já é vendido no mercado europeu há pelo menos cinco anos. O Yaris II, segundo fontes do mercado, seria lançado no Brasil e nos mercados emergentes como Rússia e Índia. A rede de concessionárias é composta por 119 revendas espalhadas pelo Brasil. Até dezembro de 2004, a marca contava com 90 concessionárias.