15/04/08 10h58

Anúncio de megacampo põe ANP e Petrobras em desacordo

Gazeta Mercantil - 15/04/2008

O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, anunciou ontem, no Rio, a descoberta de mais um megacampo na bacia de Santos, batizado de Carioca, e operado pela Petrobras em parceria com a BG e a Repsol. As reservas somariam até 33 bilhões de barris de óleo equivalente (boe, que inclui petróleo e gás). O anúncio colocou a ANP e a Petrobras em desacordo. Isso porque em nota, mais tarde, a estatal desmentiu as dimensões da descoberta, alegando que a perfuração ainda não terminou. "Dados mais conclusivos serão conhecidos somente após a conclusão das demais fases do processo de avaliação". Mesmo contestada pela estatal, a notícia causou furor no mercado financeiro. A ação PN subiu 5,6% e a ON, 7,7%, enquanto o Ibovespa recuou 0,69%. "Estamos sabendo por canais não oficiais da operadora (Petrobras) que o prospecto do Carioca apontaria para reservas cinco vezes maiores que as de Tupi", disse Lima. "Seria a maior descoberta feita no mundo em 30 anos e atualmente o terceiro maior campo de petróleo do mundo". Assim como Tupi, descoberto em 2007, o Carioca situa-se na camada pré-sal. A previsão da Petrobras é de que na região produzirá petróleo em grande escala só a partir de 2015. Hoje, no Senado, Rio e São Paulo prolongam a briga pelos royalties de Tupi e, agora, do Carioca.