Antecipação do Natal dá novo impulso às vendas a prazo
O Estado de S. Paulo - 09/10/2006
As vendas financiadas começaram a reagir no mês passado. O volume de consultas para negócios a prazo aumentou em setembro 3,5% em relação ao mesmo período de 2005, após dois meses consecutivos de desaceleração, segundo a Associação Comercial de São Paulo. Um forte movimento de antecipação de compras de fim de ano promovido pelas lojas e bancos, que oferecem linhas de crédito, começa a se espalhar pelo mercado e explica boa parte da reação nas vendas. É possível, por exemplo, comprar um carro zero quilômetro desembolsando apenas R$ 1 de entrada, reformar a casa hoje e só começar a pagar o material de construção em janeiro de 2007 ou ainda ter 60 dias de carência para pagar a primeira prestação de eletrodomésticos e móveis. A corrida das lojas e financeiras para antecipar os gastos de Natal e fisgar o 13º salário do brasileiro antes do concorrente aumenta o risco do surgimento de uma bolha de consumo, que se esvaziaria no Natal, alertam economistas. Dados da ACSP mostram que, em setembro, a inadimplência líquida do consumidor caiu na comparação com agosto. Foi de 5,1%, ante 5,6% do mês anterior e 4,9% em setembro de 2005. A inadimplência líquida é o saldo entre o número de carnês com prestações em atraso acima de 30 dias e os carnês renegociados, comparado com o saldo das vendas a prazo de três meses anteriores.