21/01/08 10h52

Animale planeja dobrar rede de lojas e chama a atenção de investidores

Valor Econômico - 21/01/2008

O São Paulo Fashion Week, que termina hoje, teve pela primeira vez como centro dos holofotes os investidores que chegam com dinheiro para alavancar os negócios e não apenas os criadores de moda. Em meio à efervescência do evento, uma marca feminina que acaba de trocar as passarelas do Rio pelas de São Paulo chama a atenção. Trata-se da Animale, grife carioca fundada em 1991 e que começa o ano com a ambiciosa meta de dobrar de tamanho até 2010. Os sócios da Animale têm planos de abrir 30 lojas em três anos. Criada inicialmente como uma marca de varejo voltada para o público da classe B, modelo de negócio que foi mantido por oito anos, a Animale reposicionou-se como uma marca de luxo a partir do ano 2000, quando deslanchou. Assim com outras grifes, a marca carioca não escapou do faro dos investidores, que estão à caça de oportunidades. O reposicionamento de imagem foi feito pela MINT, agência de direção criativa que já fez trabalhos para marcas como PUC e Alcaçuz. Com a mudança, as lojas, que antes tinham em média 50 metros quadrados, passaram a ter o triplo da área. O faturamento da Animale não é revelado, mas, segundo o Valor apurou, é de cerca de R$ 90 milhões (US$ 51,14 milhões) por ano. O valor médio gasto pelas clientes nas lojas da rede é de R$ 500 (US$ 284) por compra. Entre 2006 e 2007, a receita da grife cresceu 54% e a expectativa é de manter um aumento de 50% por ano até 2010, diz Jatahy. Para isto, a rede colocará nas prateleiras uma nova linha esportiva e de lingerie.