Anfir levará brasileiras para rodada de negócios no Chile
Onze fabricantes mostrarão seus produtos entre 25 e 26 deste mês em Santiago
Automotive BusinessA Anfir, Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, realizará a terceira rodada de negócios entre as fabricantes brasileiras e potenciais clientes em países da América do Sul. Desta vez, o encontro será no Chile, entre 25 e 26 de outubro, na capital Santiago.
Onze empresas farão parte da comitiva: Fibrasil, Fluiar, Grimaldi, Ibiporã, Librelato, Metalesp, Randon, Rodovale, Rossetti, Sergomel e Truckvan. Promovido em parceria com a Apex-Brasil, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, o objetivo dos encontros é aproximar a indústria brasileira dos potenciais compradores da região.
“Cada viagem é mais um passo para ampliar a presença do produto brasileiro no mercado estrangeiro”, afirma Alcides Braga, presidente da Anfir.
A primeira comitiva, formada por 14 empresas, teve como destino a Colômbia. O encontro foi realizado em junho deste ano, nos dias 21 e 22 (leia aqui). A segunda foi realizada em setembro nos dias 14 a 16 em Lima, capital do Peru, e contou com a participação de sete empresas (leia aqui).
“A expectativa de geração de negócios nos dois eventos está em torno de US$ 14,6 milhões”, diz Mario Rinaldi, diretor executivo da Anfir, sendo US$ 6,6 milhões no Peru.
As exportações são aposta da entidade para compensar em parte a ociosidade causada pelo fraco desempenho do mercado doméstico: enquanto as vendas no Brasil diminuíram 30% no acumulado entre janeiro e setembro deste ano sobre igual período de 2015 (leia aqui), as vendas ao mercado externo subiram 24,2% na mesma base de comparação, passando de 2,3 mil para 2,9 mil unidades.