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Anfavea revê cálculos e amplia a previsão de investimentos

Valor Econômico - 25/07/2008

Nos últimos tempos, o dia-a-dia na sede da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos) está mais movimentado. Os visitantes que passaram a freqüentar a casa na Zona Sul de São Paulo são representantes de empresas, do Brasil e do exterior, que buscam dados e opiniões sobre o crescimento do setor. Como se não bastasse, Jackson Schneider, presidente da entidade, e sua equipe econômica também passaram a gastar mais tempo refazendo as contas dos novos investimentos. O cálculo divulgado no final do primeiro semestre de que montadoras e autopeças gastariam US$ 20 bilhões entre 2008 e 2011 tem sido superado quase diariamente. Não são apenas investimentos grandes de montadoras, como a Toyota, que deverá gastar pelo menos US$ 1 bilhão para produzir no mínimo 150 mil veículos por ano na fábrica que vai erguer até 2011. É preciso, explica o presidente da Anfavea, somar cada milhar que empresas de menor porte que compõe a cadeia produtiva de veículos também estão gastando. Dentro de alguns dias, a entidade que representa as montadoras pretende divulgar um novo cálculo. Dados da Anfavea mostram um súbito crescimento dos volumes de investimentos. Depois de sair de médias acima de US$ 2 bilhões, no final da década de 90, fabricantes de veículos e de peças passaram, juntos, a investir médias em torno de US$ 1 bilhão - e até menos - entre 2002 e 2006. Já em 2007, o total de recursos passou de US$ 2 bilhões e o previsto para 2008 chegará ao recorde de US$ 4,9 bilhões. A meta inicialmente traçada pela Anfavea prevê um acúmulo de investimentos de US$ 19 bilhões entre 2007 e 2013, quando, estimam os representantes da indústria, a produção de veículos no país alcançará 5,1 milhões. Schneider lembra que esse volume representa um acréscimo de mais de 1,5 milhão de unidades por ano em relação ao ritmo de hoje.