01/11/22 13h53

Andra investe R$ 80 milhões em centro de distribuição

Valor Econômico

A distribuidora de materiais elétricos e iluminação Andra está investindo R$ 80 milhões em um novo centro logístico de distribuição (CD) em Cajamar (SP) para ampliar atuação no Estado de São Paulo. A companhia enxerga um maior potencial logístico na nova cidade, que já abriga galpões de empresas como Mercado Livre, Natura, Schneider Electric, Marabraz, entre outras.

O início das operações está previsto para o primeiro semestre de 2023. Hoje a empresa tem cerca de 1.500 funcionários e com a expansão o quadro de empregados será ampliado em torno de 150 pessoas.

O diretor Administrativo e Financeiro da empresa, Sandro Melo, conta que o investimento na nova filial contempla a aquisição do imóvel, revitalização do espaço e compra de equipamentos. Hoje a empresa está em Guarulhos (SP) em uma área de 15 mil metros quadrados e vai para uma nova área quase cinco vezes maior.

“São 73 mil metros quadrados de área com 18 mil construídos, ampliáveis até 30 mil metros quadrados. Cajamar é conhecida como um polo forte de logística, devido à localização estratégica que facilita a distribuição. O novo centro operacional servirá para abastecer todas as 17 lojas atuais e futuras do Estado”, diz o executivo.

Por três anos a empresa buscou um novo local, mas não encontrava área necessária e a oferta de espaço em Guarulhos não atendia às necessidades. Melo diz que não obteve vantagens fiscais para a mudança de cidade, como a redução do IPTU, por exemplo, mas diz que futuramente pretende expandir mais e deve conversar com as autoridades municipais.

“Iniciamos com este centro um projeto de expansão em todo o Estado de São Paulo. Teremos novas filiais num raio de 150 quilômetros, alcançando, nesse primeiro momento, as macro regiões próximas à nova unidade, como Guarulhos (SP), Campinas (SP) e ABCD. Em seguida vamos avançar para as demais macrorregiões do Estado”, explica.

O montante aportado é capital próprio, já que as taxas de juros têm inibido a busca de financiamentos. Recentemente, a Andra utilizou a mesma estratégia em Curitiba (PR), inaugurando um novo centro de distribuição com uma loja integrada.

Segundo o executivo, a perspectiva é multiplicar em quatro vezes a atual operação no Estado. Por isso, em futuras expansões, a empresa considera recorrer a captação com bancos ou debêntures. E até a abertura de capital não está descartada.

“Temos um plano mais ousado de IPO da empresa para expandir e atender todo o território nacional. Estamos no início do processo [de abertura de capital] e deve levar dois anos. É uma decisão porque queremos expandir”, diz. “A ideia é manter o controle da empresa, então em torno de 30% das ações devem ser ofertadas ao mercado”, diz.

Fonte: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2022/11/01/andra-investe-r-80-milhoes-em-centro-de-distribuicao.ghtml