11/04/23 12h58

Anatel libera sinal 5G em Americana, Santa Bárbara e Nova Odessa

Liberação, que estava prevista para a partir de junho nas cidades, é um dos passos para a disponibilização da internet mais rápida nos celulares

O Liberal

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) antecipou a liberação do sinal 5G em Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa. Agora, as operadoras precisam pedir à agência a ativação de estações para avançar com a implantação da tecnologia e levá-la até os usuários. Também há necessidade de adequação de legislações locais.

A previsão era de que a liberação em Americana ocorresse até junho. Para Santa Bárbara e Nova Odessa, os prazos eram ainda maiores – junho de 2024 e janeiro de 2026, respectivamente.

A antecipação foi autorizada após reunião do Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência) no último dia 27 de março. As três cidades se juntam a Sumaré e Hortolândia, que tiveram a liberação oficializada em janeiro.

Tecnicamente, a Anatel liberou a faixa de 3,5 GHz para que as operadoras possam licenciar as estações de 5G. Segundo a agência, a liberação ocorre após uma “limpeza da faixa” contra interferências.

A título de ilustração, a faixa é como uma avenida no ar por onde trafegam ondas de telefonia, televisão e rádio. A limpeza é necessária para que apenas o sinal 5G trafegue neste espaço.

A autorização, entretanto, não significa que as redes do 5G serão instaladas de imediato nos municípios. A instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora, afirma a Anatel. Também há necessidade de que os celulares suportem a tecnologia.

Os municípios ainda precisam adequar legislações locais, que colocam regras para a instalação das antenas. Em Americana, já há uma lei sancionada. Já em Santa Bárbara, um projeto do prefeito Rafael Piovezan (MDB) ainda passa por comissões legislativas. Questionada pelo LIBERAL, a Prefeitura de Nova Odessa não respondeu sobre o assunto.

Na RPT (Região do Polo Têxtil), Sumaré e Hortolândia concentram as estações de 5G licenciadas, atualmente. Conforme dados da Anatel, os municípios têm, respectivamente, 13 e nove estações com a nova geração. Quando houve o anúncio da liberação da faixa, ambas as cidades não contavam com nenhuma torre com a tecnologia.

Além de Sumaré e Hortolândia, Nova Odessa também conta uma estação licenciada. Americana e Santa Bárbara não têm nenhuma estação 5G.

Fonte: https://liberal.com.br/cidades/americana/anatel-libera-sinal-5g-em-americana-santa-barbara-e-nova-odessa-1937781/