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Amsted Maxion diversifica produção

Valor Econômico - 06/11/2008

A Amsted Maxion, maior fabricante de vagões ferroviários do país, apresenta hoje, no condomínio industrial da empresa em Hortolândia (SP), o protótipo de uma locomotiva diesel-hidráulica aplicada a operações de manobras em pátios de ferrovias. O evento é simbólico do processo de diversificação produtiva pelo qual passa a companhia. O lançamento da locomotiva busca reduzir a dependência da produção de vagões, um mercado volátil, e garantir maior estabilidade ao negócio da empresa, uma joint venture entre a Iochpe Maxion e a Amsted Industries. O esforço de diversificação coincide com a crise financeira mundial e faz a empresa considerar estratégias de crescimento fora do segmento ferroviário. Uma possibilidade é voltar a produzir caçambas de aço fundido para caminhões fora de estrada, como já fez no passado para o setor de mineração. A companhia também começa a fazer reforma de vagões ferroviários, segmento no qual acredita haver grande potencial: a estimativa é de que existam hoje 93 mil vagões no país com idade média de 30 anos, dos quais 10 mil estariam parados. De forma simultânea, a Amsted Maxion anuncia o lançamento de equipamentos para vagões no mercado brasileiro. Um deles é um sistema de monitoramento inteligente desenvolvido pela Amsted. O sistema utiliza comunicação via satélite e permite monitorar à distância o funcionamento do vagão. O outro produto lançado pela companhia é um novo aparelho que faz o amortecimento dos vagões nas operações de tração e freada. Conhecido como aparelho de choque e tração, o equipamento anula as folgas entre os vagões e diminui a força nos engates nas operações do trem. Mas a vedete na estratégia de diversificação da empresa é a locomotiva diesel-hidráulica DH-10. O novo presidente da Amsted Maxion, Ricardo Chuahy, diz que o plano da empresa é produzir entre 30 a 35 unidades da locomotiva por ano a partir de 2010. O protótipo que será apresentado hoje a convidados será colocado em operação em uma ferrovia não revelada pelo executivo. Com valor de venda de US$ 1,5 milhão, a locomotiva será produzida no complexo industrial de Hortolândia, onde a fábrica de vagões da Amsted Maxion tem capacidade de produzir 15 mil unidades por ano. Em 2008, a produção de vagões da empresa deverá ficar em 4,6 mil unidades. O protótipo da locomotiva foi produzido utilizando parte da linha de vagões. Segundo Chuahy, a empresa procurou potenciais usuários, desenvolveu o projeto e fez acordos com fornecedores.