13/09/12 14h31

Ampliação do aeroporto será entregue em janeiro de 2013

Cruzeiro do Sul

Pista terá mais 150 metros e custo total da obra é de R$ 7,1 milhões

As obras de ampliação da pista do Aeroporto Bertram Luiz Leupolz, de Sorocaba, estão em andamento e têm previsão de entrega para janeiro de 2013. Esta informação foi divulgada pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), órgão vinculado à Secretaria de Logística e Transportes do governo de Geraldo Alckmin (PSDB). A obra foi promessa do governador no primeiro semestre deste ano.

A ampliação da pista em mais 150 metros aumentará sua extensão dos atuais 1.480 para 1.630 metros. Serão 100 metros na cabeceira do lado da Vila Helena e 50 metros na cabeceira do lado do prolongamento da avenida General Osório. As obras fazem parte de um conjunto de serviços que inclui melhorias também no pátio e infraestrutura para hangares. O custo total é de R$ 7,1 milhões e os serviços são conduzidos pela empresa Compec Galasso Engenharia e Construções.

De acordo com o Daesp, o pacote de obras em execução desde junho passado também prevê que o pátio de aeronaves, atualmente com 6 mil metros quadrados, será ampliado para 14.800 metros quadrados. Duas novas pistas de rolamento serão construídas e as quatro já existentes serão alargadas. Será realizada também ampliação da pista de taxiamento (aproximação de aviões no pátio) e das vias de acesso para os hangares.

A movimentação de máquinas e homens trabalhando no aeroporto é intensa. O local se tornou um canteiro de obras. A Embraer, empresa brasileira que é uma das maiores do setor aeroespacial do mundo, executa atualmente serviços de terraplenagem para o seu novo Centro de Serviços destinados a jatos executivos - o que representa investimentos de US$ 25 milhões e geração de 250 empregos diretos. A construção de um novo hangar de grande porte também atrai a atenção de quem passa pela avenida Ipanema e tem vista parcial do aeroporto.

Projeções

Donos de empresas de hangaragem no aeroporto consideram significativa a ampliação da pista, mas gostariam que o prolongamento atingisse mais 300 metros -elevando a extensão dos atuais 1.480 para 1.780 metros. No primeiro semestre deste ano, ao avaliar a comparação entre as duas medidas (1.630 metros e 1.780 metros), o presidente da Jet Care Aviation, Walter Santos, informou que com pista de 1.780 metros um avião como o Falcon 900 EX (um dos jatos executivos de grande porte mais vendidos atualmente no Brasil) é capaz de decolar de Sorocaba e atingir Nova York sem escalas.

Com 1.630 metros, esse avião teria que pousar no Caribe para escala de reabastecimento. Ele também citou a necessidade de complementos para o aeroporto. Como exemplos, citou uma torre ou órgão de controle de tráfego aéreo. Isto é necessário para operação por instrumentos. Hoje o controle é feito por meio de coordenação entre as próprias aeronaves.

Empresários que têm investimentos no aeroporto também trabalham com projeções para a Copa do Mundo de 2014. A expectativa é de que, no início da Copa, 500 jatos vão chegar ao Brasil e, no final do torneio, mil jatos. Essa movimentação vai congestionar os aeroportos do Rio e de São Paulo e fazer do aeroporto de Sorocaba uma opção para a aviação executiva.