20/06/24 15h22

Ampliação da malha ferroviária paulista ganha destaque em congresso mundial

Prévia apresentada na segunda-feira (17) trouxe uma série de painéis com temas diversos, desde logística até educação ambiental

Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística

A ampliação da malha ferroviária do estado de São Paulo foi um dos destaques na abertura do Congresso Mundial do ICLEI, uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. O evento, sediado na Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), começou nesta segunda-feira (18) e vai até a sexta (21). A parceria inclui a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo​ (Cetesb) e a Fundação Florestal.

Sob o tema “Estrutura e metodologia para elaboração dos estudos para Planejamento Estadual de Transporte Ferroviário”, que fez parte do painel de logística, foi apresentado um plano para a criação de uma malha ferroviária própria no estado para atender tanto passageiros quanto transporte de cargas. Um convênio foi firmado entre a Semil e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para a criação deste plano.

“Durante a sessão temática oferecida pelo Congresso Mundial ICLEI, foi possível discutir pautas essenciais para estruturação dos estudos para planejamento estadual do transporte ferroviário. Num ambiente adequado para debates e troca de experiências com especialistas da área, foram identificados trechos prioritários de estudos e os desafios a serem enfrentados para o desenvolvimento do setor”, comentou o subsecretário de Logística e Transporte, Denis Gerage Amorim.

Diversas outras mesas temáticas com pautas, como logística reversa, economia circular e educação ambiental, foram discutidas: “Perspectivas futuras sobre o papel da Logística Reversa na economia circular”, sobre as possíveis contribuições para a transição da economia linear para a circular dentro dos setores que desenvolvem a logística reversa, e “A importância dos centros de educação ambiental como referencial para o desenvolvimento de atividades junto à comunidade nos municípios”, que discutiu, com base nas experiências de cada cidade convidada, as dificuldades de implantação desses centros, os recursos para gestão e estratégias de envolvimento dos setores sociais, estavam entre os temas.

Sobre o ICLEI

O ICLEI América do Sul conecta seus mais de 100 governos associados em oito países a este movimento global. Ativo em mais de 130 países, busca influenciar as políticas de sustentabilidade e impulsionar a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular.

Ao longo dos anos, o ICLEI América do Sul destacou-se no desenvolvimento e execução de projetos nas temáticas de: Clima e Desenvolvimento de Baixo Carbono, Resiliência, Resíduos Sólidos, Compras Públicas Sustentáveis, Biodiversidade Urbana, dentre outros.

Este ano, o encontro busca refletir sobre o futuro, enfatizando os desafios e oportunidades críticos que as cidades, vilas e regiões enfrentam devido ao aumento dos riscos e mudanças globais.

Para conhecer toda a programação do Congresso Mundial do ICLEI, clique aqui.

 

Fonte: https://semil.sp.gov.br/2024/06/ampliacao-da-malha-ferroviaria-paulista-ganha-destaque-em-congresso-mundial/