07/05/09 14h33

''América Latina vai sair antes da crise''

O Estado de S. Paulo - 07/05/2009

As economias da América Latina vão começar a se recuperar da crise global mais rápido que o previsto, antes dos países desenvolvidos, segundo prevê um estudo divulgado ontem pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). "A recessão vai ser mais suave e curta na região. Neste momento, chegamos ao fundo do poço e, de agora em diante, a região vai começar a se recuperar", afirmou o diretor do Fundo para a América Latina, Nicolás Eyzaguirre. O relatório ainda aponta o Brasil como um dos países da região onde a reação será vista logo.

No estudo "Perspectivas econômicas regionais: Hemisfério ocidental", o FMI prevê que a economia da América Latina vai "voltar a crescer" no segundo semestre de 2009. No entanto, a recuperação ainda não será suficiente para reverter a projeção negativa para o ano. O Produto Interno Bruto (PIB) da região deve recuar 1,5%, enquanto o das economias desenvolvidas deve cair 3,8% no período. Em 2010, a América Latina volta a crescer 1,6%.

Para o FMI, a recuperação antecipada latino-americana se explica porque a região não passa por uma crise financeira ou fiscal e, sim, comercial. "Seis meses após o colapso do (banco) Lehman Brothers, não foi observada crise em nenhum sistema bancário da América Latina", diz o documento. Além disso, os mercados da América Latina foram "ligeiramente expostos a produtos financeiros atrelados a ativos tóxicos".

O estudo ainda destaca políticas adotadas por países, especialmente Brasil e México, que reforçaram suas economias nos tempos de bonança e agora têm mais condições de se recuperar. Apesar das boas perspectivas para região, o FMI alerta que "o impacto social da crise global é cada vez mais evidente" com o aumento do desemprego e alta dos preços dos alimentos, que afeta o ritmo de redução da pobreza, observou o relatório.