23/11/10 10h49

América Latina ultrapassará EUA em venda de refrigerante

Valor Econômico

A América Latina ultrapassará a América do Norte em 2014 como a segunda maior região em consumo de refrigerante, segundo a Euromonitor. Os volumes estão em queda na Europa Ocidental e nos Estados Unidos e em alta na América Latina, enquanto continuam estáveis na Ásia, atualmente a maior região em consumo de bebidas não alcoólicas, por conta da China.

Até 2014, segundo o estudo da Euromonitor, a América Latina, em particular países como Brasil e Peru, terão os maiores percentuais de alta nas vendas de refrigerantes. Nesses dois países, o consumo por pessoa é ainda hoje de 30% a 40% menor que a média de 177 litros per capita, em 2009, da América Latina. Além disso, tanto o Brasil quanto o Peru têm presença significativa de marcas locais. "Isso indica que o investimento a curto prazo nesses países poderia ter maiores recompensas à medida que ele eleva o consumo ao longo do tempo", diz Rick Haffner, chefe global de pesquisas na área de bebidas da Euromonitor International.

No Brasil, segundo o estudo, o mercado de bebidas gaseificadas (refrigerantes e água com gás) é um dos mais consistentes, do ponto de vista econômico, da região. Conforme a pesquisa, de cada R$ 3 (US$ 1,76) gastos em bebidas não alcoólicas, R$ 2  (US$ 1,18) são usados para refrigerantes. As camadas mais pobres do Brasil devem, segundo a Euromonitor, tornar-se cada vez mais importantes na demanda por bebidas carbonatadas. Os brasileiros de classe média já estão consumindo mais. Direcionam seus gastos a bebidas de maior valor agregado, como sucos de frutas e néctares.

México, Brasil e Argentina, em 2009, foram o segundo, terceiro e sexto maiores consumidores globais de refrigerantes, respectivamente. Regionalmente, a América Latina foi responsável por quase 25% do consumo global de bebidas carbonatadas (refrigerantes), tanto em termos de volume como de valor. Em 2009, cerca de 3 bilhões de litros de bebidas carbonatadas foram vendidas na América Latina, quase 50% mais do que o resto da indústria de bebidas não alcoólicas juntas. E entre 2009 e 2014 a categoria de carbonatados deve ter o maior crescimento de vendas de todas as categorias de bebidas não alcoólicas na América Latina.

As maiores empresas na região são a Coca-Cola, líder em refrigerantes em todos os países da América Latina, seguida pela PepsiCo, em um distante segundo lugar. Outra forte concorrente é a peruana Ajegroup, mesmo com sua atuação limitada a seu país de origem.