Ambev volta à fatia de 69,3% e reforça seu posto de líder
Valor Econômico - 12/01/2007
O ano de 2006 terminou com o reforço da liderança da AmBev no mercado de cervejas. Dados AC Nielsen de dezembro mostram que a cervejaria ganhou meio ponto percentual de participação no mercado e chegou a 69,3%, exatamente o mesmo número registrado em dezembro de 2005. A Femsa Cerveja, que há um ano comprou a Kaiser, passou de 8,5% para 8,6%. A marca Sol, lançada pela companhia em setembro, está com uma fatia de 0,9%. A estratégia da Femsa foi posicionar a marca Sol no mesmo patamar de preço da líder Skol, da AmBev. A Kaiser está com 4,9%, mesma fatia desde outubro. Em dezembro do ano passado, a cervejaria, ainda sob o comando da Molson Coors, tinha 8,7%. Embora tenha recuado 0,1% em dezembro, a cervejaria Petrópolis, das marcas Itaipava e Crystal, foi quem mais ganhou no ano - a alta foi de 1,4%. A Petrópolis fechou 2006 com 6,7% e havia terminado 2005 com 5,3%. Entre as marcas da AmBev, Skol passou para 32,2% (alta de 0,3%), Brahma, 19,2% (menos 0,1%) e Antarctica, 12,6% (mais 0,1%).