14/04/11 14h52

Ambev vai ampliar portfólio sem álcool

Valor Econômico

A Ambev, a maior fabricante de cervejas do país, prepara-se para crescer no segmento de bebidas não-alcoólicas: refrigerantes, energéticos, isotônicos e chás. João Castro Neves, que comanda a companhia desde janeiro de 2009, diz que vai aplicar nesses produtos a mesma estratégia implementada para a cerveja: aumentar o número de versões da bebida e de embalagens. A Ambev tem pouco menos de 70% do mercado nacional de cervejas e está presente em 1 milhão de pontos de venda. Sua concorrente mais próxima, a Schincariol, tem uma fatia pouco superior a 10% e está em conversas, com grupos estrangeiros como SABMiller, Heineken e Carlsberg, para vender o controle da companhia.

"Temos uma boa posição em cerveja, muito menor em refrigerante, um pouco melhor em água saborizada, melhor em isotônico e não tão interessante em chás. Está cheio de segmentos em bebidas que dá para crescer", diz Castro Neves. No portfólio da Ambev, de fato, a cerveja domina. São 16 marcas de cerveja, 8 de refrigerante, uma de isotônico, uma de chá e uma de energético.

Neste ano, que começou com desaceleração nas vendas, seguindo o ritmo mais lento do último trimestre de 2010, a Ambev já fez três lançamentos na área de bebidas sem álcool: a garrafa de vidro de 1 litro do Guaraná Antarctica (voltou depois de 19 anos); o energético Fusion (feito de guaranina, a cafeína do guaraná); e o refrigerante Antarctica Citrus (que mistura suco de maçã, laranja e grapefruit). Em breve, chegará ao mercado o chá Lipton Mate, que Castro Neves, como bom carioca, aposta que será bem consumido no Rio.

A concorrência, mas fácil para a Ambev em cerveja, vai ser mais dura nesses outros produtos. A Ambev tem um acordo de distribuição com a PepsiCo, mas é a Coca-Cola que lidera o mercado nacional de refrigerantes. Com a marca Gatorade, a Ambev domina o mercado de isotônicos. Em chás, o concorrente mais forte também é a Coca-Cola, dona da marca Matte Leão. A Lipton, da Ambev, é líder mundial em chás, mas no Brasil a Matte Leão é maior.

Sobre a divisão de cervejas, o carro-chefe da Ambev, Castro Neves informa que o portfólio das marcas premium será ampliado. "Vamos lançar a Budweiser neste ano e ela será fabricada aqui", diz. A Bud é a principal marca da americana Anheuser-Busch, comprada pela InBev em 2008 e que deu origem à gigante AB InBev, a maior fabricante de cerveja do mundo. Vai ser vendida ao lado de Stela Artois, Original e Bohemia. Desta última já há quatro versões no mercado.