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AmBev assume marca e distribuição da Cintra

Valor Econômico - 07/11/2007

A AmBev anunciou ontem que assumirá a marca e a distribuição da Cintra por US$ 10 milhões, valor previsto em contrato. José de Souza Cintra teve um prazo de seis meses para encontrar um comprador, mas como não houve oferta maior, a AmBev - que já havia comprado as duas fábricas da Cintra em março por US$ 150 milhões - ficará com os ativos. A empresa informou que não existe qualquer plano de extinção da marca Cintra e que continuará a manter os investimentos correspondentes, em linha com os últimos trimestres. Dona de 68% de mercado, a AmBev terá que passar pelo crivo do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que já está analisando a compra das unidades fabris de Piraí (RJ) e Mogi Mirim (SP). Em setembro, a Cintra tinha participação de mercado nacional de 0,9% em setembro. Na região do Rio de Janeiro - onde está concentrada a distribuição - a fatia é de 5,1%. Nos últimos seis meses, toda a operação da Cintra ficou sob responsabilidade da AmBev, inclusive a política de marketing e preços. Pouco mais de um mês depois de assumir a Cintra, a AmBev começou a produzir o refrigerante H20H! em Piraí (RJ). Em junho, teve início a produção de Brahma e em julho, de Antarctica. A unidade de Mogi Mirim (SP) produz hoje as cervejas Brahma, Antarctica e Caracu. Os cerca de 50 distribuidores Cintra, que chegaram a entrar com ação reivindicando direito de preferência na negociação da marca, parecem satisfeitos com o desfecho. Os revendedores exclusivos têm contratos até 2011. Em caso de rescisão dos contratos, a AmBev também é vista como uma empresa que teria condições de arcar com os elevados custos.